Nova Campanha Camara Braco do Norte - 2025 b
7fb2a016-97f5-4aa1-9b11-ad9009d38df9
fritzen_1200x280.jpg
_campanha_raizes_banner_sul_1200x280px
web banners iptu
NotíciasOrleansVariedades

Casarão antigo de Pindotiba está entre os destaques da exposição “Orleans e seus encantos”

VITSPL_BANNER_01attv2 (1)
VITSTR_BANNER_01att2 (1)

O casarão antigo construído em 1951, em Pindotiba, está entre os destaques da exposição “Orleans e seus encantos”.

Construído com tijolo maciço e rejunte de barro, o casarão preserva a história no tempo presente, refletindo a arquitetura de épocas passadas, chamando a atenção e despertando a curiosidade de quem passa pelo local. O mesmo pertenceu a Aparício Freitas, brasileiro, nascido em Pindotiba, casado com a italiana Regina Sandrini Freitas, com quem teve 13 filhos.

Aparício era agricultor e, em um período trabalhou com venda de tecidos, onde a própria residência servia como local de comercialização. “Depois dedicou-se na venda de raspa de mandioca. Atividade essa era comercializada para todo o país, sendo transportada pelo trem que passava às margens do rio tubarão, próximo da sua residência”, informou Vilson Freitas, filho de Aparício.

Continua após anúncio
Sem nome (800 x 280 px)
Sem nome (800 x 280 px)
Fim do anúncio

O casarão sempre foi de propriedade familiar. Atualmente é residido pelo filho de Aparício, Vilson Freitas (que nasceu no local) e pela segunda esposa de Aparício, Maria Tonet, com quem ele casou após ficar viúvo.  Ainda no local, objetos da época passada, como utensílios domésticos e outros estão preservados.

A exposição “Orleans e seus encantos”, é um projeto que destaca os bens culturais, apresentando belezas naturais e turísticas, arquiteturas, história e hino do município, entre outros. Idealizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e administração municipal, o mesmo foi concretizado durante as festividades dos 112 anos de Orleans.

Fonte: Jornalista Thaise Américo Vieira

Portal Destaque Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo