Confira os assuntos da Sessão Legislativa de Orleans desta segunda – feira, 21 de julho

Sob a presidência do vereador Joel Cavanholi (PL), a Sessão Ordinária da 20ª Legislatura, realizada nesta segunda-feira, 21 de julho de 2025, foi marcada por uma pauta extensa. Ao todo, foram apreciadas nove matérias, incluindo seis indicações, um requerimento e dois projetos de lei, conforme registrado pela Secretaria da Casa Legislativa.
ORDEM DO DIA:
REQUERIMENTO Nº 0022/2025 – “Solicito ao Executivo informações sobre quantas bolsas de estudos é repassado para Unibave e quantas são disponibilizadas nos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.” Autora: Vereadora Genaina Coan.
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0011 DE 2025 – “Reestrutura a lei n. 1786/03, plano de cargos e quadro das funções gratificadas do Serviço Autônomo Municipal de Água E Esgoto – SAMAE e dá outras providências”. Autor: Poder Executivo.
PROJETO DE LEI – PE Nº 0042 DE 2025 – “Prorroga a vigência do plano municipal de educação aprovado pela lei nº 2.620 de 23 de junho”. Autor: Poder Executivo.
INDICAÇÃO Nº. 0181/2025 – “Que seja encaminhada solicitação para a Comissão de Trânsito tornar a Rua Olinda F Hamerschimbiti e a Rua Conselheiro João Bússolo via de mão única com estacionamento somente de uma lado e com fluxo de Entrada na Rua Aristiliano Ramos”. Autor Vereador Dovagner Baschirotto – MDB.
INDICAÇÃO Nº. 0182/2025 – “Que o Executivo com setor responsável, instale suporte e lâmpada no poste já existente na localidade de Rio Belo em frente da Pitaya Alberton”. Autor Vereadora: Genaina Coan – PL.
INDICAÇÃO Nº. 0183/2025 – “Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, analise a possibilidade de alterar a Rua João Aparício Volpato para via de mão dupla, considerando eliminar o estacionamento de um dos lados da via, caso necessário. Sugere-se, ainda, que a Rua Ver. Laudi Jeronimo Felisbino passe a ser mão única, com estacionamento em ambos os lados e tráfego apenas no sentido de descida, até sua interseção com a Rua Dr. Emir Bortoluzzi de Souza. Adicionalmente, que seja avaliada a viabilidade da instalação de um semáforo inteligente ou de um trevo no cruzamento entre as ruas João Aparício Volpato, Professor Maia e Aristiliano Ramos, tendo em vista o aumento no fluxo veicular previsto caso a primeira modificação seja acatada”. Autor: Vereador Murilo Oliveira Hoffmann – NOVO.
INDICAÇÃO Nº. 0184/2025 – “Que o Executivo quando da volta do Rotativo observe o tempo de duração das vagas dos idosos, devendo as mesmas não ultrapassarem o tempo máximo de utilização da vaga de 02 horas e não de 4 horas como feito até então”. Autora: Vereadora Marlise Zomer – PSDB
INDICAÇÃO Nº. 0185/2025 – “Que o Executivo possa estar orientando os moradores para que os cestos dos lixos existentes nas cercas e muros sejam afixionados pela parte interna dos mesmos evitando com isso acidentes aos pedestres que transitam nas calçadas”. Autora: Vereadora Marlise Zomer – PSDB.
INDICAÇÃO Nº. 0186/2025 – “Que o Executivo, por meio da Comissão de Trânsito, avalie a possibilidade de permitir estacionamento em apenas um dos lados das ruas Pedro Hoffmann e Otávio Bussolo”. Autor: Vereador Murilo Oliveira Hoffmann










