A Receita Federal precisou vir a público neste domingo (21) para esclarecer uma fake news que circula nas redes sociais. A história dizia que, a partir de janeiro de 2026, o órgão passaria a notificar contribuintes maiores de idade que moram com pais, familiares ou em imóveis de terceiros sem declarar pagamento de aluguel.
Segundo a própria Receita, a informação de notificar adultos que moram com os pais “não faz o menor sentido” e não tem qualquer fundamento.
O que dizia a fake news sobre a notificação de adultos que moram com os pais
As publicações falsas afirmavam que a Receita iria usar ferramentas de inteligência artificial para cruzar dados do Cinter (Cadastro Nacional de Imóveis Rurais e Urbanos) e do CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro).
A suposta ideia seria identificar quem não informa no Imposto de Renda ganhos de aluguel ou condições de moradia.
Receita Federal desmente fake news e alerta contribuintes
Em nota, o órgão rebateu: “Têm circulado nas redes sociais fake news, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”.
Fonte ND+










