
A retirada de uma Porsche avaliada em R$ 1,5 milhão do pátio da Autarquia Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú virou assunto nas redes sociais e caso de polícia nesta segunda-feira (19). O carro foi levado por um terceiro com uma procuração que, segundo o proprietário, é falsa, e o veículo localizado posteriormente em Florianópolis pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
O episódio veio a público após vídeos e documentos divulgados nas redes sociais pelo empresário Wagner Rosa, que afirma ter sido surpreendido ao tentar retirar o veículo da autarquia.
Segundo ele, a Porsche 911 Carrera estava apreendida e, ao chegar ao local, foi informado de que o automóvel já havia sido liberado para outra pessoa.
“Tenho um veículo no valor de 1,5 milhão que foi apreendido por conta de barulho no escapamento, assim dizia a autarquia. E eu vim aqui agora fazer a retirada do veículo e sou surpreendido que o meu veículo simplesmente foi retirado por alguém. Estão me apresentando um documento e meu veículo simplesmente foi retirado. Foi retirado”, disse Wagner Rosa.
O empresário também relatou que registrou boletim de ocorrência e apontou indícios de falsificação no documento apresentado para a liberação do carro.
“Uma pessoa, com uma procuração falsa, com selo falso, conseguiu retirar o meu carro de dentro da responsabilidade da autarquia de trânsito do município de Balneário Camboriú”, ressaltou Wagner Rosa.
Ainda segundo o empresário, a suposta fraude teria envolvido um cartório fora do estado. “Nunca passei procuração nenhuma para ninguém”, disse.
Autarquia Municipal de Trânsito de BC se pronuncia
Após a repercussão, a Autarquia Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú divulgou uma nota à imprensa para esclarecer os fatos.
De acordo com o BC Trânsito, o veículo foi removido de circulação no dia 21 de novembro de 2025, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo a autarquia, a apreensão não ocorreu por barulho no escapamento, mas por débitos de licenciamento desde 2023, que somavam mais de R$ 60 mil na data da remoção.
O órgão informou ainda que a retirada de veículos com licenciamento em atraso é um procedimento administrativo padrão.
A nota explica que, em 9 de janeiro de 2026, o veículo foi devidamente licenciado e, na mesma data, um terceiro compareceu ao BC Trânsito portando uma procuração pública que lhe conferia poderes para realizar a liberação.
Conforme a autarquia, todos os trâmites exigidos pelo Detran de Santa Catarina foram cumpridos.
“É importante ressaltar que a BC Trânsito atua estritamente dentro da legalidade, e todos os procedimentos, desde a remoção até a liberação, foram realizados em conformidade com a legislação vigente. A autarquia não tem responsabilidade sobre a relação entre o proprietário do veículo e o portador da procuração”, acrescentou a nota.
“O caso referente a uma suposta fraude na procuração, conforme relatado pelo proprietário do veículo em boletim de ocorrência, é de competência da Polícia Civil, que já está investigando o ocorrido”, destacou a BC Trânsito.
Veículo foi recuperado em Florianópolis
De acordo com a PMRv, no momento da abordagem, no km 2,750 da rodovia que dá acesso a Jurerê Internacional, o veículo era conduzido por um homem de 39 anos, natural do Rio Grande do Sul, com antecedentes criminais, incluindo homicídio, posse de arma e tráfico de drogas.
Fonte: ND+














