becker-topo
Nova Campanha Camara Braco do Norte - 2025 b
3D-BEM-AVALIADA
NotíciasOrleansVariedades

Museu ao Ar Livre restaura quadro histórico da Escola Costa Carneiro

Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 13.26.10_329f0494
Imagem do WhatsApp de 2025-03-17 à(s) 13.26.10_329f0494

A equipe do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), em Orleans, concluiu nesta semana o restauro do quadro do Comendador Costa Carneiro, patrono da Escola Estadual que leva seu nome. A obra foi entregue à assessora Bruna Spíndola Pizoni Souza, que representou a direção da escola, e volta a ser exposta no sábado (12/04), durante o evento “Família na Escola”.

De acordo com a diretora da escola, Elizandra Leandro Scursel, a iniciativa foi essencial para a preservação da memória institucional. “O quadro estava se deteriorando e não poderíamos deixá-lo se perder. Solicitamos o apoio do museu e ficamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou.

A solicitação partiu da própria escola, durante uma visita da equipe do museu. “Quando soubemos da necessidade de restauração do quadro, prontamente o levamos para o museu, pois é um objeto de relevância para a história da escola, que completará 90 anos, e, por consequência, para o nosso município”, destacou a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon.

Continua após anúncio
Sem nome (800 x 280 px) (2)
Sem nome (800 x 280 px) (3)
Fim do anúncio

O processo de restauro foi realizado pelo restaurador e conservador do museu, Idemar Ghizzo. Segundo ele, a imagem apresentava degradação generalizada, com perfurações, desbastes de superfície, ataque de insetos, perda da camada pictórica, resquícios de adesivo, entre outros danos. “Foi feito um trabalho completo de conservação e restauração, com obturações, estuque, nivelamentos, impermeabilização, reintegração pictórica e aplicação de fixador de superfície”, explicou.

Inaugurada em 19 de maio de 1935, a Escola Estadual Comendador Costa Carneiro homenageia o político de origem portuguesa radicado em Laguna, uma figura de destaque no sul catarinense. Atualmente, a instituição atende estudantes da educação básica, do 1º ao 9º ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Isso vai fechar em 0 segundos