becker-topo
7fb2a016-97f5-4aa1-9b11-ad9009d38df9
Programa BN10 - Modelo Banner para Sites
186 - 2026 gabinete - area indust banner 1200x280
PMCB - CAMPANHA SEMANA DA PÁTRIA 2026 - MÍDIA reportersul
GeralNotíciasTubarão

Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul realiza mais de 8,5 mil atendimentos em 2025

VITSPL_BANNER_01attv2 (1)
Design sem nome (4)

Estudantes de Medicina e outros cursos promoveram mais de 20 eventos para a comunidade de Tubarão e região

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde, o Comitê Estudantil Voluntariado da UniSul realizou 8.525 atendimentos ao longo de 2025 em Tubarão e região. Ao longo do ano, 22 eventos foram promovidos em bairros, escolas e espaços públicos. As ações envolveram desde triagem e atendimentos clínicos até campanhas educativas e mutirões específicos. A mobilização contou com 1.494 participações de acadêmicos das áreas de saúde e com o apoio direto de 200 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas.

Para a gerente da UniSul campus Tubarão, Daniela Correia, “os atendimentos de saúde, capacitações e participação voluntária reforçam o papel do comitê como ponte entre a formação humanitária dos estudantes e as demandas reais de saúde da população”. De acordo com os estudantes, a maioria das atividades foi triagem (checagem de sinais vitais, aferição de pressão arterial e glicemia), com mais de 2,6 mil registros. Também se destacaram 2.013 consultas médicas, cerca de 1,8 mil testagens rápidas e 737 atendimentos fisioterapêuticos. Foram realizados, ainda, serviços de farmácia básica, odontologia, vacinação, psicologia, biomedicina, nutrição e 18 retinografias feitas em mutirões.

Continua após anúncio
Sem nome (800 x 280 px)
Sem nome (800 x 280 px)
Sem nome (800 x 280 px) (1)
Fim do anúncio

O comitê promoveu ainda 15 capacitações da Lei Lucas, com cerca de 150 acadêmicos e 11 escolas da rede municipal envolvidas. Esta legislação torna obrigatória o aprendizado de noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas. Houve, também, treinamento para estudantes de Medicina sobre hipertensão e diabetes, além de ações do Novembro Azul em duas empresas de Tubarão.

Para a presidente do comitê, Beatriz Nascimento, estudante de Medicina da UniSul/Inspirali, o resultado mostra maturidade na atuação. “O atendimento à comunidade caminha alinhado à formação dos estudantes. Cada ação nos permite oferecer cuidado de qualidade e, ao mesmo tempo, estamos nos preparando para sermos profissionais mais humanos e conscientes do nosso papel social”, afirma. Segundo ela, o comitê reafirma o compromisso de manter o trabalho humanitário e voluntário em 2026.

O Comitê Voluntariado Estudantil UniSul conta com o apoio institucional da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, além dos patrocinadores oficiais Suprema Agrozacca e Omnivita Manipulação Integrativa. 

Sobre a UniSul 

A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país. Com 60 anos de história em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis (Continente e Ilha), Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Itajaí. A instituição tem conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). 

Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação e 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes. 

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima e é uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições localizadas em São Paulo, Piracicaba, São José dos Campos e Cubatão (SP), Belo Horizonte e Vespasiano (MG), Salvador, Irecê, Jacobina, Guanambi e Brumado (BA), Florianópolis e Tubarão (SC), Natal (RN) e Tucuruí (PA). As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. Os alunos são incentivados a participarem de ações humanitárias para vivenciarem uma experiência fora de sala de aula e realizam atendimentos, desde as primeiras fases, às comunidades nos 14 Centros Integrados de Saúde (CIS) e diversos hospitais, em parceria com o SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo