
O Programa Banco de Alimentos, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a unidade Central de Abastecimento do Estado (CEASA), unidade de Tubarão, atinge a marca de aproximadamente 19,5 mil quilos apenas no ano de 2025.
A parceria entre a CEASA e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), por meio da Prefeitura de Tubarão, desde a implantação do Banco de Alimentos, no final de 2023, já doou 32,5 mil quilos de hortifrutigranjeiros para nove instituições do município.
De acordo com o presidente do COMSEA, Edmilson Costa Moreira, a parceria vem apresentando resultados expressivos e reforça o compromisso das instituições com a segurança alimentar e o combate à vulnerabilidade social. “A iniciativa demonstra o aumento significativo da adesão e do engajamento dos produtores rurais e boxistas que atuam na unidade”, ressalta.
Edmilson relata que se os alimentos doados tivessem sido adquiridos no comércio varejista, o custo estimado seria de aproximadamente R$ 210 mil, considerando que grande parte das doações é composta por frutas com alto valor agregado. “Para o ano de 2026, a meta do Banco de Alimentos é atingir cerca de 25 mil quilos de doados, ampliando ainda mais o alcance social da iniciativa”, enfatiza.
A iniciativa é fruto da atuação conjunta do Governo do Estado, da CEASA (unidade de Tubarão) e Prefeitura, que compartilham o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança alimentar.
“As doações são o resultado da solidariedade dos produtores rurais e comerciantes da CEASA, que contribuem de forma contínua para garantir alimentos com qualidade, segurança sanitária e valor nutricional às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enaltece a secretário adjunto Luiz Sérgio Medeiros de Jesus Júnior.
Fotos: Kélen Bardini/PMT














