
A instabilidade segue predominando em Santa Catarina nesta reta final de outubro. De acordo com a Defesa Civil, a quarta (29) e quinta-feira (30) ainda serão marcadas por tempo fechado, chuva persistente e temperaturas mais baixas, especialmente nas regiões do Litoral e Planaltos. A melhora no tempo deve ocorrer gradualmente a partir da sexta-feira (31), com previsão de sol e aquecimento no sábado (1º).
Quarta-feira (29): chuva e vento forte no Litoral
A quarta-feira começa com muitas nuvens em todas as regiões do Estado e com chuva persistente dos Planaltos ao Litoral. No Grande Oeste, a nebulosidade diminui no decorrer da tarde, permitindo aberturas de sol.
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o deslocamento da umidade do mar para o continente mantém a condição de chuva contínua, com risco baixo a moderado para alagamentos e deslizamentos pontuais.
As temperaturas permanecem baixas, com máximas que não passam dos 20°C na maioria das regiões, podendo chegar aos 22°C no Extremo Oeste. O vento de sul/sudeste sopra com rajadas entre 50 e 70 km/h, deixando o mar agitado e com ondas de até 3,5 metros, o que gera risco moderado para ressaca.
Quinta-feira (30): tempo instável e temperaturas amenas
A quinta-feira segue com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia no Litoral e áreas próximas, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, onde a circulação marítima mantém a instabilidade. No Grande Oeste, o sol aparece entre nuvens.
As temperaturas continuam baixas, variando entre 10°C e 14°C na maior parte do Estado e ficando ainda menores na Serra. No Litoral, as mínimas ficam entre 13°C e 17°C. À tarde, as máximas não passam dos 20°C entre os Planaltos e o Litoral, e variam de 20°C a 23°C no Oeste. O vento muda de sudeste para nordeste, com intensidade fraca a moderada.
Sexta-feira (31): sol entre nuvens e chance de pancadas isoladas
Na sexta-feira, o tempo se torna mais estável em grande parte de Santa Catarina, com presença de sol em boa parte do Estado. Apenas o Litoral deve ter maior variação de nebulosidade.
A partir da tarde, o calor combinado com um novo sistema de baixa pressão favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas entre o centro e o leste do Estado. No Oeste, a chance de chuva é menor.
As mínimas ficam entre 11°C e 15°C, podendo ser mais baixas na Serra, e no Litoral variam de 14°C a 17°C. À tarde, as máximas sobem um pouco, chegando a 26°C no Oeste.
Tendência para o fim de semana
O sábado (1º) marca o retorno do sol em todo o Estado, com temperaturas mais elevadas. O calor e a umidade devem provocar temporais isolados no Grande Oeste entre a tarde e a noite.
Já no domingo (2), a previsão é de instabilidade em todo o território catarinense, devido à atuação de um novo sistema de baixa pressão, que traz muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia.











