Primeiro dos três ciclones extratropicais já tem data marcada para atingir o BrasilFoto: Whisk AI/Divulgação/ND
O primeiro dos três ciclones extratropicais previstos para atingir o centro-sul do Brasil até o final de novembro já tem data marcada para se formar.
O fenômeno será originado neste domingo (16) entre o Uruguai e o Oceano Atlântico, a leste do continente, e estará associado a uma nova frente fria que promete reforçar as instabilidades atmosféricas na região.
De acordo com a Meteored, o sistema deve provocar chuvas volumosas, temporais e queda de temperatura, especialmente entre o Sul e parte do Centro-Oeste.
A previsão indica que o ciclone, embora menos intenso que o registrado na última sexta-feira (7), – que causou destruição em cidades do Paraná e Santa Catarina – ainda pode provocar tempestades severas.
Ciclones extratropicais devem “bagunçar” o tempo do Brasil até o final mêsFoto: Divulgação/Unsplash/ND
Primeiro dos três ciclones extratropicais deve causar risco de granizo no domingo (16)
As instabilidades começam a atuar já na madrugada de domingo (16), inicialmente na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, e devem avançar ao longo do dia sobre Santa Catarina e Paraná.
O alerta é para risco elevado de granizo, principalmente nas regiões Oeste, Campanha e Noroeste do território gaúcho, sem descartar ocorrências em outras áreas do estado.
A formação do ciclone extratropical será potencializada pela atuação do jato de baixos níveis (JBN), responsável por transportar calor e grande quantidade de umidade em direção ao centro de baixa pressão do ciclone.
Essa combinação favorece o surgimento de sistemas convectivos intensos, com fortes correntes de vento, alta densidade de raios e elevado conteúdo de gelo.
Formação de ciclone traz previsão para tempestades neste domingo (16)Foto: Divulgação/Meteored
Três ciclones extratropicais vão atingir o Brasil até o fim de novembro; veja os locais afetados
Entre a tarde e a noite de domingo, o avanço do sistema atmosférico, que dá origem ao ciclone extratropical, deve espalhar tempestades pelo centro-sul do país, atingindo:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Goiás
Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil serão os mais afetados pelo fenômenoFoto: Whiski AI/Divulgação/ND
O Mato Grosso do Sul aparece como o estado com maior potencial de tempestades intensas, embora episódios severos também possam ocorrer no Oeste do Paraná, Triângulo Mineiro e na região de Juiz de Fora (MG).
A previsão da Meteored alerta que os três ciclones extratropicais previstos até o fim de novembro devem manter o tempo instável e trazer novas ondas de frio, rompendo o padrão de calor que marcou o início do mês.
Fonte: ND+












