becker-topo
IMG_1223
Braço do NorteFlorianópolisGeralNotíciasTubarão

Obras regionais, aeroporto e Morro dos Cavalos pautam reunião plenária da Facisc na ACIT

Sem nome (1200 x 280 px) (5)
Sem nome (1200 x 280 px) (5)

Presidente da ACIVALE solicitou conservação e alargamento de faixa na rodovia que liga Tubarão a Braço do Norte

O presidente da ACIVALE, Gustavo Schlickmann, participou nesta terça-feira (29) de mais uma reunião da Plenária Regional Sul da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

O encontro sediado na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) recebeu lideranças empresariais e políticas de diversas cidades da região sul do Estado, para debater temas estratégicos no contexto do desenvolvimento econômico.

Continua após anúncio
becker-topo
banner v2
Fim do anúncio

Na pauta, questões como as obras em andamento na região com recursos da Secretaria de Infraestrutura do Estado, o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, o Morro dos Cavalos (km 233), a recuperação do Complexo Lagunar e os pleitos do Voz Única estadual/municipal.

A coordenadora geral de infraestrutura do Estado, Leticia Tramontin Martins, participou da reunião junto com o coordenador regional sul, Alisson da Silva, e apresentou informações sobre as obras em andamento na região sul.

Conforme as lideranças, o governo tem recursos reservados de cerca de um bilhão de reais para os próximos dois anos abrangendo a macro região sul.

Ao apresentar as informações sobre a conserva das rodovias, o presidente da ACIVALE solicitou que seja dada maior atenção, principalmente na SC-370, que liga Tubarão a Braço do Norte. “Solicitamos que eles considerassem o plano de conservação com alargamento de algumas pistas e construção de terceiras faixas em trechos estratégicos. São ações fundamentais para desafogar o trânsito e garantir a segurança dos motoristas”, comenta Gustavo Schlickmann.

O andamento do processo de concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, também esteve em discussão. Direto de Brasília, o senador em exercício, Beto Martins atualizou os participantes da reunião sobre o tema e destacou a participação de 11 empresas interessadas. “Depois de adequações no projeto que se fizeram necessárias, o governo do Estado autorizou que aumentássemos o investimento para 70 a 80%. Após a realização de novos road shows, tivemos a participação de 11 empresas, o que nos dá a convicção de que no dia 25 de novembro, quando está prevista a apresentação das propostas, tenhamos o encaminhamento da parceria e a concessão do Aeroporto”, informou o senador.

Na sequência, a deputada federal Geovânia de Sá, trouxe informações sobre o Morro dos Cavalos e informou que na primeira quinzena de novembro terá uma reunião com o ministro Renan Filho. “Há um movimento para que o governo federal assuma a obra, a fim de minimizar os impactos com relação ao valor e prazo do pedágio. A partir desta definição, o projeto que já existe, deverá ser atualizado para que se busque a efetivação da obra”, declarou a deputada.

O encontro também contou com o debate sobre a recuperação do Completo Lagunar, além do espaço aberto para apresentação de pleitos do Voz Única estadual/municipal.

Mudança nas regras de crédito ICMS preocupam associações empresariais

A reunião plenária da FACISC em Tubarão também contou com uma solicitação do presidente da ACIVALE, Gustavo Schlickmann, que pediu revisão e alteração no projeto de lei recentemente proposto, que altera as regras de manutenção de crédito de ICMS no Estado de Santa Catarina. A atual redação da proposta restringe a manutenção desse crédito a determinadas atividades, desconsiderando a amplitude do setor agropecuário catarinense.

De acordo com o presidente, a falta de isonomia no tratamento do crédito de ICMS, da forma como proposta, acarreta desigualdades que impactam negativamente as atividades agro de pequeno, médio porte em todo o Estado.

Diante da preocupação, o presidente propôs que as associações empresariais da região encaminhassem um ofício ao Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, durante encontro na ACIT nesta quinta-feira (31). “Pedi atenção e manifestação conjunta de todos os presidentes contra a exclusão do pequeno e médio produtor do benefício de crédito de ICMS. Nossa solicitação foi aceita por unanimidade e entregaremos o ofício ao secretário”, reforça.–

Assessoria de Imprensa ACIVALE

Lysiê Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Isso vai fechar em 0 segundos