1200 x 280 (1)
BANNER 2 (3)
7fb2a016-97f5-4aa1-9b11-ad9009d38df9
GeralNotícias

Alerta laranja do Inmet: 10 estados têm risco de chuva de 100mm e ventos fortes

VITSPL_BANNER_01attv2 (1)
VITSTR_BANNER_01att2 (1)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta segunda-feira (17), um alerta laranja de tempestades para 10 estados brasileiros.

O aviso vale até as 10h desta terça-feira (18). Segundo o órgão, a atuação de uma área de baixa pressão entre as regiões Sul e Sudeste, somada ao avanço de uma frente fria, continua provocando mudanças no tempo em várias partes do país. São esperados acumulados de até 100mm, queda de granizo e ventos intensos.

Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina estão entre os estados com maior risco, de acordo com o Inmet. Veja na sequência a previsão por região e confira mais informações sobre o alerta laranja.

Continua após anúncio
becker-topo
Sem nome (800 x 280 px) (3)
Fim do anúncio

Região Sul

De acordo com o Climatempo, o sistema de baixa pressão mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul e no leste e sul do Paraná. São previstas pancadas de chuva moderadas a fortes, com trovoadas e risco de temporais, especialmente no extremo norte gaúcho.

O meteorologista Leandro Puchalski afirmou que o sistema de baixa pressão vai “organizar a nebulosidade”, favorecendo chuva também em Santa Catarina, principalmente no Norte, Vale do Itajaí e áreas da Grande Florianópolis. “A chuva ocorre no estado inteiro, mas essas áreas têm maior intensidade”, afirmou.

As temperaturas sobem pouco, sobretudo em Santa Catarina e no sul do Paraná, onde o clima será mais ameno.

Região Sudeste

Segundo o Climatempo, a frente fria continua influenciando o tempo e provoca chuva forte desde a manhã em diversas áreas de São Paulo.

Há risco de temporais isolados no sul, leste, litoral, interior e nordeste do estado paulista, conforme o alerta laranja do Inmet. As instabilidades avançam para o centro-sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, com possibilidade de temporais. No Rio de Janeiro, a chuva chega ao longo do dia.

No sul do Espírito Santo, as pancadas são esperadas à noite. As temperaturas diminuem em boa parte de São Paulo e no sul de Minas.

Região Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada, principalmente no norte, leste e nordeste do estado, indica o Climatempo.

No sul, a chuva é mais isolada. Em Mato Grosso, as pancadas atingem o norte, noroeste e interior desde cedo, avançando ao longo do dia para áreas mais a oeste. Instabilidades também são esperadas no sudeste do estado. Em Goiás, a chuva se concentra na metade sul, indica o Climatempo.

No restante da região, o tempo firme e o calor predominam. As temperaturas ficam mais amenas apenas na metade sul de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

O tempo firme predomina em grande parte da região, com calor intenso e baixa umidade relativa do ar no Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e grande parte da Bahia. Há chance de chuva isolada apenas no interior do Maranhão e do Piauí.

Segundo o Climatempo, áreas de instabilidade podem provocar chuva moderada a forte no sul da Bahia.

Região Norte

A instabilidade volta a ganhar força em quase toda a região. No Amazonas, são esperadas pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais no Acre e no oeste do estado. No Amapá e no sul e oeste do Pará, as pancadas persistem ao longo do dia. Rondônia e Roraima também registram aumento das chuvas.

Já Tocantins e parte do Pará seguem com tempo mais firme. As temperaturas continuam elevadas, e a sensação de abafamento permanece, diz o Climatempo.

Fonte: ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Isso vai fechar em 0 segundos