becker-topo
VITSPL_BANNER_01attv2 (1)
7fb2a016-97f5-4aa1-9b11-ad9009d38df9
COMBATE ESCORPIAO - BANNERS PARA SITES
CARNAVAL 2026 BRACO DO NORTE
GeralNotícias

Cronologia do caso cão Orelha: Polícia Civil revela bastidores da investigação

VITSPL_BANNER_01attv2 (1)
VITSTR_BANNER_01att2 (1)

As agressões e a morte do cão Orelha, em Florianópolis, completam um mês nesta quarta-feira (4). A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina) segue investigando o caso, que já resultou no indiciamento de três adultos, na exclusão da hipótese de participação de um dos adolescentes inicialmente suspeitos e em forte mobilização nacional.

Organizada pela PCSC, a linha cronológica da investigação esclarece o andamento do caso, que inclui também a agressão a outro animal, o cão Caramelo.

Linha do tempo: os fatos e a investigação do caso cão Orelha

Segundo a cronologia da investigação policial, o caso investigado pelos delegados Renan Balbino, da Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei, e Mardjoli Valcareggi, da Delegacia de Proteção Animal, tem a seguinte ordem:

Continua após anúncio
Sem nome (800 x 280 px)
Sem nome (800 x 280 px)
Fim do anúncio

04/01 (domingo): data das agressões ao cão Orelha. Segundo a Polícia Civil, não há imagens do momento do crime; apura-se a participação de dois adolescentes.

06/01 (terça-feira): entre 0h e 1h da madrugada, ocorrem agressões ao cão Caramelo, com tentativas de afogamento. O caso foi registrado por câmeras e envolve outros três adolescentes.

Tentativa de afogamento do cão Caramelo foi registradoVídeo: Reprodução/NDTV Record/ND Mais

11/01 (domingo): um porteiro da região teria sido ofendido pelos investigados na Praia Brava. Às 3h30, um quiosque é invadido e bebidas são furtadas.

13/01 (terça-feira): dois pais e um tio dos adolescentes coagiram o porteiro às 0h30. Houve suspeita do uso de arma de fogo para intimidação, não comprovada. Os três adultos foram indiciados e este inquérito foi concluído.

14/01 (quarta-feira): uma bomba é registrada em uma residência da vizinhança.

16/01 (sexta-feira): o caso Orelha chega oficialmente à PCSC, que inicia a investigação.

19/01 (segunda-feira): conclusão do relatório investigativo inicial após análise de quase mil horas de imagens.

20/01 (terça-feira): Polícia realiza representação de mandados de busca e apreensão, procedimento formal que solicita permissão para operação.

23/01 (sexta-feira): expedição dos mandados de busca e apreensão às 17h38.

26/01 (segunda-feira): cumprimento dos mandados na casa de um tio e de dois adolescentes que estavam no Brasil. Foram realizados interrogatórios e anexado o laudo veterinário do cão Orelha.

Polícia cumpriu mandados nas residências dos investigados pelas agressões ao cão OrelhaPolícia cumpriu mandados nas residências dos investigados pelas agressões ao cão OrelhaFoto: Divulgação/NDTV RECORD/ND Mais

27/01 (terça-feira): indiciamento dos adultos. A análise dos fatos é transferida ao Ministério Público e ao Judiciário após a oitiva de 20 pessoas. Solicitado laudo de corpo de delito do cão à Polícia Científica, além de perícias em câmeras e telefones.

29/01 (quinta-feira): apreensão dos celulares dos dois adolescentes que retornaram da Disney; eles são intimados a depor.

Suspeitos de agredir o cão Orelha viajaram para uma excursão na Disney logo após a morte do cão comunitárioFoto: Reprodução/NDTV RECORDSuspeitos de agredir o cão Orelha viajaram para uma excursão na Disney logo após a morte do cão comunitárioFoto: Reprodução/NDTV RECORD

30/01 (sexta-feira): oitivas dos adolescentes que estavam viajando e depoimentos de testemunhas.

As extrações de dados dos aparelhos apreendidos são realizadas com um software israelense e, posteriormente, analisados por outro software. O processo permitirá indicar a localização exata dos suspeitos em todos os momentos investigados.

Novos passos da investigação ainda contam com o apoio do CiberLab da PCSC, focado em ocorrências no meio digital. Até o momento, não há confirmação da existência de “desafios” em aplicativos que tenham estimulado as agressões aos cães Orelha e Caramelo.

Fonte: ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo