becker-topo
becker-topo
Notícias

Seu Werner Schlickmann, ícone do esporte sãoludgerense, comemora aos 95 anos o título do Botafogo

Matéria especial

banner v2
banner v2

Por Fernando Sombrio

Neste sábado, Werner Schlickmann, figura lendária do esporte de São Ludgero, viveu um momento inesquecível ao ver seu amado Botafogo conquistar pela primeira vez o título da Libertadores da América. Aos 95 anos, o torcedor apaixonado celebrou mais essa conquista de seu clube do coração.

Natural de São Ludgero, Werner nasceu em 02 de junho de 1929. Ele sempre morou na mesma casa onde nasceu, um lar que antes era de seus pais, localizada na Toca dos Tigres, na comunidade de Bom Retiro. Seu Werner também tem um papel histórico na política da cidade, tendo sido vereador na primeira legislatura, de 1963 a 1966.

Continua após anúncio
becker-topo
cegero
Fim do anúncio

O esporte, no entanto, é onde seu legado brilha com ainda mais intensidade. Werner foi peça-chave na construção do Estádio Felipe Schlickmann, na comunidade de Bom Retiro. Nos anos 1950, foi jogador da equipe São Ludgero, e em 1960 assumiu o posto de presidente e treinador do Esporte Clube Retiro. Com o falecimento de seus pais, chegou a se afastar do esporte, mas em 1980, incentivado pelo senhor Celso Wernecki, que o alertou: “Se você não assumir novamente, vai acabar tudo”, Werner voltou ao comando da equipe.

A decisão foi acertada. Em 1984, liderou o Esporte Clube Retiro ao tão sonhado título municipal. Werner relembra com orgulho os tempos em que a movimentação financeira nos campeonatos era mínima e ele tirava dinheiro do próprio bolso para ajudar o time, desde despesas básicas até as comemorações. Para ele, isso dava mais brilho à competição, e o envolvimento dos atletas, jogando pelo amor à camisa, tornava tudo mais especial. Foi o que ele relatou em uma entrevista a este comunicador.

Na época, os jogadores do Bom Retiro, treinados por Werner, eram conhecidos pela excelente forma física, fruto das corridas ao redor do centro comunitário durante a semana. Esse preparo fazia diferença nos jogos, especialmente no segundo tempo, quando o fôlego prevalecia sobre os adversários.

Outro motivo de orgulho para Werner foi ver seus três filhos jogando e sendo campeões pelo Esporte Clube Bom Retiro. E em 2000, o momento mais emocionante de sua jornada no esporte: o clube que tanto ama conquistou os títulos nas categorias aspirante e titular na Taça que levava seu nome.

Seu Werner Schlickmann sempre foi mais que um apaixonado pelo esporte. Ele é um construtor de histórias e de conquistas que inspiram gerações. A comunidade de São Ludgero o agradece e por isso fica registrado esse momento tão especial.

Abaixo algumas fotos de seu Werner em momentos de destaque no esporte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo