Olá Visitante,

Céu limpo

São Ludgero

27° 13°

Notícias / Geral / Orleans

Sessão de segunda - feira, 14 de outubro, na Câmara Municipal de Orleans

Entre os assuntos levantados na tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda-feira, 14 de outubro. A lembrança da passagem do “Dia do Professor” que acontece dia 15 de outubro.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 16/10/19 09h25
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Entre os assuntos levantados na tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda-feira, 14 de outubro.  A lembrança da passagem do “Dia do Professor” que acontece dia 15 de outubro. Problemas em vias públicas e festas realizadas no final de semana. O Vereador Lucas Canever Librelato comentou os problemas da Rua Adelaide Martins e Coloninha, que estão com as obras de esgoto paralisadas devido a não liberação dos recursos pelo Governo Federal. Embora toda a documentação esteja  em dia, foram os assuntos que pautaram as manifestações.

 
A participação da Mulher na Política, assunto de um congresso realizado na semana anterior pela ALESC, e comentado pela vereadora Mirele Debiasi. “Nós temos 52% de eleitores mulheres e nem 11% de mulheres eleitas. O que demostra a dificuldade da participação da mulher na política como candidata e dentro dos partidos”, salienta.

O Congresso de Liderança Política Feminina foi realizado com o objetivo de estimular e dar mais visibilidade à participação das mulheres na política. O evento de dois dias abordou o tema representatividade da mulher na política e fundos públicos de financiamento de campanhas femininas. O congresso foi organizado pela Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Uma das grandes preocupações é atrair as mulheres para a política e evitar o que se convencionou chamar de “candidaturas laranja”, ou seja, mulheres que têm seu nome listado como candidatas apenas para preencher a cota mínima obrigatória de 30%. “O laranjal da eleição passada precisa acabar”. As decisões do TSE e dos TREs estão a demonstrar que não há mais espaço para esse tipo de candidatura.

Sobre o assunto alguns colegas teceram comentários e pontuaram as dificuldades da participação feminina na política. “O grande problema está na mulher se filiar a um partido e concorrer a um pleito. Eu acredito que é fundamental a participação da mulher para que tenhamos um equilíbrio na política,” salientou o presidente do Legislativo Hildegart T. Durigon.

O vereador Osvaldo Cruzeta frisa “que acredita que a participação da mulher venha aumentar nas próximas eleições, tendo em vista que algumas mudanças vêm ocorrendo”, comenta.

Acompanhe o vídeo:

ORDEM DO DIA


PROJETO DE LEI PE Nº 0046/2019 – DISPÕE SORE AS DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2020 – LDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0050/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E       ABRE CREDITO SUPLEMENTAR. – Autor(es): Poder Executivo

Indicação nº. 0087/2019 – Autor(es): Valentim Bardini Sobrinho
” Que o executivo estude uma maneira de instalar proteção nas muretas do Abrigo de Ônibus localizado no Bairro Lomba, uma vez que as crianças enquanto esperam o ônibus ficam brincado nas mesmas, o que poderá ocasionar graves acidentes.”

Redação: Imprensa New Sul

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Sessão de segunda - feira, 14 de outubro, na Câmara Municipal de Orleans

Enviando Comentário Fechar :/