Olá Visitante,

Períodos nublados

São Ludgero

26° 15°

Colunistas / São Ludgero / Memória Viva

São Ludgero cresceu ou se desenvolveu? Veja a comparação aérea em diferentes épocas

A Coluna Memória Viva Traz uma comparação aérea entre uma foto de 1985 e uma de 2018. Veja as mudanças e leia o comentário de Fernando Sombrio.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 04/10/18 09h15
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Imagens aéreas

São Ludgero cresceu ou se desenvolveu? Veja a comparação aérea em diferentes épocasFoto: Antiga: Colaboração / Nelio Bianco / Atuais: exclusivas Repórter Sul / Bena Drones

Memória Viva Por Fernando Sombrio

Estradas sem pavimento, praça com pouquíssimas árvores e vários espaços vazios no Centro de São Ludgero. Claro, uma cidade em pleno desenvolvimento.

Na primeira foto, que nem é tão antiga assim, registrada em 1985, São Ludgero estava em constante crescimento e  inclusive já haviam algumas edificações, mas nada como hoje. Eram "prédios" de 2 pisos apenas. Podemos perceber um lote baldio onde fica atualmente o Likos Restaurante. Opa cadê a Eletrocel, a Casa Jeovane? Onde hoje é a Casa Jeovane ficava o "Bar do Pipa", Bocha Bar ou Discoteca do Kalita, a Kalif Som, como preferirem! Na Avenida Monsenhor Frederico Trombock havia uma construção que não existe mais, onde ficava a fábrica de velas de Mário Adolfo Buss.

Reparem na grande diferença da Margem Direita do Rio.

Naquele tempo havia espaço o suficiente para construir uma casa ou uma nova loja no centro, os valores dos lotes, mesmo levando em consideração a valorização da Moeda, também não eram tão "salgados".  Temos um município de referência em qualidade de vida e bem valorizado.

1985

Colaboração: Nelio Bianco

Hoje vimos muitas construções e até que o verde ainda enfeita bastante o cenário. Os prédios superam os dois andares de antigamente. Na imagem atual, que está expandida para mostrar mais detalhes, praticamente não temos estradas de chão batido, na verdade se fossemos aproxima-la igual a antiga, não veríamos nenhuma.

2018

São Ludgero cresceu ou se desenvolveu?

A palavra crescimento refere-se ao aumento do PIB municipal, ou seja, aumento no volume da arrecadação dos cofres do município, ou até mesmo da força de trabalho e geração de riquezas. Essa é a ideia principal da palavra crescimento.  A ideia de crescer é muito importante, mas sempre se deve ter em mente que crescer tem que ser de forma sustentável e não a qualquer custo, pois, certamente, isso irá gerar uma conta muito alta a ser paga pelas próximas gerações. Neste quesito estamos despontando já que atingimos 100% de esgoto sanitário tratado nas áreas urbana e rural. 


Já a palavra “desenvolvimento” tem um significado muito próximo de crescimento, por isso que ocorre a confusão na diferenciação. Desenvolvimento significa melhoria da condição social, estrutural ou econômica de determinada população de um município. Traduz-se no progresso de um determinado povo, onde houve melhorias, tais: saneamento básico, energia elétrica, aumento do poder aquisitivo, melhoria da qualidade de vida, do bem-estar, da qualidade dos serviços de saúde, avanço no nível educação e segurança pública. Na segurança pública, assim como percebemos em toda a região, temos tidos vários problemas e isso é consequência do "crescimento". Mas acredito que estamos no rumo certo e logo estaremos muito bem, também neste quesito.  

Então a resposta é sim para o crescimento e desenvolvimento!

Os créditos deste desenvolvimento fica para o povo trabalhador, seja empresário ou operário, comerciante ou balconista. A todos que aqui deixaram sua contribuição, que investiram sem medo. Também é preciso valorizar as Gestões Administrativas da Prefeitura, Cegero e Samae, em diferentes épocas. 

Mais foto após a publicidade:

São Ludgero cresceu ou se desenvolveu? Veja a comparação aérea em diferentes épocas

Comentários

Olá, deixe seu comentário para São Ludgero cresceu ou se desenvolveu? Veja a comparação aérea em diferentes épocas

Enviando Comentário Fechar :/