Olá Visitante,

Céu limpo

São Ludgero

31° 15°

Notícias / COVID-19 / COBERTURA

Santa Catarina é o 5º Estado que mais vacinou contra a Covid-19

Estado já realizou a imunização completa em 19,59% da população catarinense; mais de 5 milhões de doses foram aplicadas

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 30/07/21 19h25
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Santa Catarina é o 5º Estado que mais vacinou contra a Covid-19Foto: Divulgação

Santa Catarina é o quinto Estado brasileiro que mais vacinou contra a Covid-19, levando em consideração a imunização completa. O Estado já vacinou com as duas doses ou com dose única 19,59% da população catarinense.

A informação é do Consórcio dos Veículos de Imprensa com base nos números divulgados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

O Estado está atrás apenas do Mato Grosso do Sul (32,4%), Rio Grande do Sul (25,92%), São Paulo (21,86%) e Espírito Santo (20,58%).

Com relação à primeira dose, em Santa Catarina 3.594.439 pessoas já receberam a aplicação, o equivalente a 49,23% da população. Por outro lado, a segunda dose ou a dose única foram aplicadas em 1.441.708 pessoas, ou seja 19,59% dos catarinenses. Ao todo, 5.036.147 doses já foram aplicadas no Estado.

Dados do Estado

O total de pessoas completamente imunizadas em Santa Catarina já é maior do que o número dos que foram infectados, desde o início da pandemia.

Mais de 1,4 milhão já receberam a segunda dose, ou dose única da vacina, enquanto mais de 1,1 milhão de casos foram registrados no Estado.

A diferente entre os números divulgados acontece porque o Consórcio de Veículos de Imprensa atualiza os dados uma vez por dia, enquanto os números do governo do Estado são atualizados em tempo real.

“É um número importante para todos nós, demonstra que estamos no caminho certo e que cada ação é valiosa. Não só as ações diretas do Estado são importantes, como também cada pessoa que se desloca para receber a vacina. Cada um que age para sair dessa pandemia. Não iremos descansar até o último catarinense estar vacinado”, destacou o governador Carlos Moisés.

Conforme o vacinômetro, a cobertura dos grupos prioritários com a primeira dose está em 99,69%. Com as mais de 5 milhões de doses aplicadas, o Estado já vacinou mais da metade da população de Santa Catarina que está apta a receber o imunizante nesta fase com a primeira dose. Com a segunda dose ou dose única, são cerca de 1,5 milhão de catarinenses.

Qual o diferencial do Estado?

De acordo com nota emitida pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Estado tem priorizado a rápida distribuição das doses. Desta forma, assim que Santa Catarina recebe uma nova remessa, a logística é organizada rapidamente.

Essa logística envolve o transporte das vacinas via terrestre, com escolta policial, para os municípios mais próximos à capital Florianópolis e a distribuição via aérea, por meio do avião do Corpo de Bombeiros Militar, para os municípios mais distantes.

Desta forma, o Estado tem conseguido fazer com que as vacinas cheguem em alguns municípios em menos de 24 horas após o recebimento pelo Estado.

Santa Catarina é o 5º Estado que mais vacinou contra a Covid-19

Conforme a nota, outro trabalho que o Estado tem realizado junto aos municípios é o reforço da importância da aplicação das doses assim que elas chegam aos municípios.

Muitas cidades têm realizado mutirões de vacinação, inclusive aos fins de semana, para vacinar o maior número de pessoas possível, de acordo com as doses recebidas. O Estado também tem reforçado a importância do registro das doses aplicadas no sistema em até 48 horas após aplicação, o que é essencial para o controle e acompanhamento do andamento da campanha.

O que explica o percentual de vacinação?

Conforme a Dive/SC, uma das justificativas para o bom posicionamento no ranking de vacinação no Brasil é a rápida distribuição e aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 na população catarinense.

A Dive/SC informou que o Estado tem uma projeção de vacinar toda a população adulta com 18 anos ou mais, com a primeira dose da vacina, até o fim do mês de agosto, perspectiva que deve ser cumprida, tendo em vista o andamento da campanha neste momento.

Santa Catarina está com 1.112.332 casos confirmados, sendo que 1.081.112 se recuperaram e 13.260 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira (30). A Covid-19 causou 17.960 mortes no Estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,61%.

Santa Catarina é o 5º Estado que mais vacinou contra a Covid-19

Conforme o governo do Estado, 295 cidades catarinenses já têm registro de casos confirmados, e 293 registraram ao menos uma morte. A estimativa é que 282 municípios tenham casos ativos.

Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a da Foz do Rio Itajaí (283 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Oeste (241) e Alto Vale do Itajaí (236).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Catarina é de 74,1%. Isso significa que, dos 1.547 leitos existentes no estado para adultos, 1.147 estão ocupados, sendo 593 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Fonte: ND+

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Santa Catarina é o 5º Estado que mais vacinou contra a Covid-19

Enviando Comentário Fechar :/