Seguindo o princípio de que conhecimentos básicos podem salvar vidas, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Básico de Gravatal realizam nesta quarta-feira, 09 de outubro, o Curso de Primeiros Socorros destinado a profissionais da rede municipal de Educação do município.
Reunidos no Salão Paroquial, um público mais de 160 professores se revezou durante o dia para receber orientação sobre como lidar com ocorrências comuns no ambiente escolar. O curso está em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), criada após o trágico falecimento de um menino de 10 anos durante uma excursão escolar, vítima de engasgo.
“Este curso tem a finalidade de preparar os professores para que eles possam atuar antes da chegada de uma equipe especializada. Os procedimentos de primeiros socorros são os que fazem a diferença entre a vida e a morte, como em casos de engasgos, parada cardíaca, por exemplo, que dependem de pronta resposta”, completa o coordenador do Samu Básico de Gravatal, Felipe Macalão.
Embora o foco principal do curso seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo abrange uma série de situações emergenciais. Entre os temas abordados estão: introdução aos primeiros socorros; orientações sobre segurança e prevenção; avaliação de cena; emergências respiratórias; ressuscitação cardiopulmonar; hemorragias e choque.
“A finalidade é que estes profissionais saiam instruídos a dar resposta rápida em casos urgentes. São instruções teóricas e práticas que vão fazer a diferença”, detalha Felipe. O curso é feito através do Estado, em parceria com a Prefeitura de Gravatal, por meio das Secretarias Municipais de Saúde Educação. O prefeito Clei Rodrigues e os secretários Jader Salazar e Cristini Ferreira acompanharam o curso.
Lei Lucas
A Lei Lucas estabelece obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros infantis para funcionários de escolas e outras instituições semelhantes. A norma prevê a obrigatoriedade de capacitação em primeiros socorros de pelo menos um funcionário de instituições escolares.
Por Daiane Fernandes – Jornalista
Comunicação Social/PMG