Olá Visitante,

Notícias / Geral / Laguna

Retorno do espetáculo “A Tomada de Laguna” é confirmado para setembro

A peça ao ar livre resgata o momento em que foi proclamada a República Catarinense em 1839.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 22/06/22 16h56
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Retorno do espetáculo “A Tomada de Laguna” é confirmado para setembroFoto: Divulgação

O espetáculo teatral “A Tomada de Laguna” voltará a ser realizado este ano na Cidade Juliana. Produzido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), o retorno das apresentações está confirmado para setembro. A peça ao ar livre resgata o momento em que foi proclamada a República Catarinense em 1839.

A peça foi apresentada pela primeira vez em 1999 e deixou de ser encenada, nesse formato, em 2004. O projeto de recuperá-la é antigo e, para isso, o CulturAnita foi contemplado com dois termos de fomento — um da prefeitura de Laguna e um do Governo de Santa Catarina — que, somados, representam um investimento de R$ 662 mil. Os recursos ainda irão ser depositados.

A Tomada de Laguna será apresentada entre 21 e 24 de setembro de 2022, aos moldes do que foi no passado, mas com algumas adaptações na estrutura e cenário. O lançamento oficial vai acontecer ainda segundo semestre deste ano, em evento no Cine Teatro Mussi.

“Para nós, do CulturAnita, reapresentar A Tomada de Laguna é uma grande responsabilidade. É a cidade se reencontrando com a sua história e a população podendo sentir o que foi vivido há quase 200 anos”, comenta o presidente do instituto, Milton Cavalcante.

200 atores e figurantes

Serão cerca de 200 atores e figurantes envolvidos na peça e mais de cem pessoas atuando no setor técnico e de apoio. “Temos que dar as mãos, pois todos ganham com a Tomada”, reforça a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida.

A peça vai utilizar o texto original escrito por Adílcio Cadorin, autor do livro Anita: Guerreira das Repúblicas e da Liberdade, cuja edição mais recente saiu há dois anos. “Mais que um teatro, a Tomada de Laguna representa um dos pilares do instituto, que é a preservação histórica e a divulgação da cultura”, comenta o escritor.

Nos próximos dias, os ensaios serão iniciados e o CulturAnita vai abrir chamamento para os interessados em fazer figuração na peça. A participação de atores e figurantes locais também é um dos diferenciais da montagem teatral.

No papel de Anita Garibaldi está confirmada a participação de Lize Souza e a interpretação de Giuseppe Garibaldi ainda depende de contatos profissionais que o instituto vem realizando.

Os valores dos ingressos e as formas de aquisição serão divulgados nas próximas semanas, mas já foi adiantado que as vendas serão exclusivamente pela internet.

Fonte: Fonte Das Notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Retorno do espetáculo “A Tomada de Laguna” é confirmado para setembro

Enviando Comentário Fechar :/