Olá Visitante,

Céu nublado com chuva fraca

São Ludgero

22° 17°

Notícias / Geral / Florianópolis

Representante do governo da Itália virá a SC em junho para acertar abertura de consulado no Estado

Os italianos veem na ampliação de seus espaços oficiais no Brasil uma maneira de conter o avanço de processos irregulares de obtenção de cidadanias.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 22/04/19 11h18
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Representante do governo da Itália virá a SC em junho para acertar abertura de consulado no EstadoFoto: Divulgação

O diretor do Ministério das Relações Exteriores na Itália, Luigi Vignali, desembarca em Santa Catarina em junho para visitar possíveis sedes para um consulado italiano em Florianópolis. Foi o que ele disse na última semana durante uma reunião da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados italiana, quando questionado pelo deputado Luis Roberto Lorenzato. Além de SC, Vitória, no Espírito Santo, também receberá o representante do governo italiano.

Vignali disse que está em busca de um local gratuito, ou de aluguel acessível para a sede do consulado na Capital. O ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) chegou a sugerir um espaço vago no Centro Administrativo, mas as tratativas não caminharam desde a mudança de governo. O conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Diego Mezzogiorno, que articulou a vinda do consulado e tem intermediado as negociações, ainda não foi recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL). Recentemente ele procurou a Assembleia Legislativa em busca de apoio.

Interesse é também da Itália


O interesse na abertura de um consulado em SC não é apenas dos catarinenses, que teriam uma opção às longas filas em busca de serviços consulares em Curitiba (PR). Os italianos veem na ampliação de seus espaços oficiais no Brasil uma maneira de conter o avanço de processos irregulares de obtenção de cidadanias.

Santa Catarina é um dos estados que lideram irregularidades. Em fevereiro, a Itália cancelou a cidadania italiana de 1.118 brasileiros, entre eles muitos catarinenses, por fraude na obtenção de documentos. Eles tiveram o passaporte europeu revogado. Um casal de brasileiros é acusado de cobrar R$ 12 mil pelas cidadanias ilegais.

O Ministério das Relações Exteriores na Itália tem sido cobrado por medidas que reduzam os riscos de fraude. Além da abertura de novos consulados, Vignali falou em mudanças no processo de obtenção de cidadanias, como avisos de agendamentos e senhas pessoais, para tentar melhorar a velocidade de atendimento.

NSC Total

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Representante do governo da Itália virá a SC em junho para acertar abertura de consulado no Estado

Enviando Comentário Fechar :/