Olá Visitante,

Notícias / Geral / Tubarão

Regional de Saúde será mantida em Tubarão

A secretaria de Saúde do Estado decidiu manter aberta a Regional de Saúde de Tubarão e de outras quatro cidades.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 30/01/19 10h06
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Regional de Saúde será mantida em TubarãoFoto:

A secretaria de Saúde do Estado decidiu manter aberta a Regional de Saúde de Tubarão e de outras quatro cidades. Nos últimos dias, servidores se manifestaram contra o fechamento das Regionais, ressaltando a importância desses espaços para a manutenção da saúde da população catarinense. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, em atendimento às novas diretrizes do governo do Estado, a estrutura de Saúde também vai passar por uma reformulação. Das 19 Regionais do Estado, apenas cinco serão mantidas. “Dentro do novo planejamento, as macrorregionais permanecem (Chapecó, Joaçaba, Joinville, Blumenau, Itajaí, Florianópolis e Criciúma). As gerências regionais foram reduzidas de 19 para cinco. As cinco elencadas para permanecer são as de São Miguel D’Oeste, Lages, Mafra, Rio do Sul e Tubarão”, explicou o secretário.

Helton de Souza também falou sobre os critérios usados para a manutenção dessas estruturas. “Foi levada em consideração a sobreposição de duas estruturas de Saúde no mesmo município, como era o caso das Regionais em sedes de macrorregionais. Também avaliamos os critérios sociodemográficos, epidemiológicos e de logística. Todos eles levando em consideração que a população continuará sendo assistida dentro de suas demandas de Saúde sem perda de continuidade dos serviços prestados”, relatou.


Servidores eram contra fechamento

Num primeiro momento, a Gerência Regional de Saúde de Tubarão permanece no município até o dia 30 de abril, segundo um decreto assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva. A notícia pegou muita gente de surpresa. Servidores da Regional se manifestaram contra à desativação do espaço. 

Uma carta, endereçada ao governador, foi escrita na busca de “sensibilizar o atual governo, no sentido da manutenção do atual modelo de regionalização da Saúde”. O documento citou exemplos e números dos trabalhos prestados na região de Tubarão, como na área de assistência farmacêutica. “Atualmente, são atendidos cerca de 3.500 pacientes somente no componente especializado, e 1384 pacientes no componente judicial (sendo que este quantitativo pertence a Tubarão, Laguna, Gravatal e Pescaria Brava). A farmácia ainda é responsável pela entrega de insumos em áreas estratégicas, como: insulina, toxoplasmose, vírus sincicial, entre outros”. 

Também foram destacados os serviços dos setores de vigilância sanitária, atenção básica, tratamento fora de domicílio, e da equipe de controle, avaliação e auditoria. O texto afirma que hoje são 53 os servidores de carreira especializados que atuam na Regional.

Diário do Sul

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Regional de Saúde será mantida em Tubarão

Enviando Comentário Fechar :/