Por Diário do Sul
De 1º janeiro até o dia 31 de outubro deste ano foram constituídas 3.956 empresas na região. Os dados são do Observatório da Junta Comercial do Estado (Jucesc), vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos).
No levantamento, oito municípios se destacam com melhores números em relação ao mesmo período do ano passado: Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Jaguaruna, Laguna, Santa Rosa de Lima e São Martinho apresentaram crescimento no saldo de empresas ativas.
Neste ano, Tubarão é a cidade que mais teve novas empresas constituídas e ativas. A cidade lidera o ranking com o número de 1.368; seguida de Imbituba, com 563; e Braço do Norte, com 389.
Santa Catarina registrou um marco histórico ao ultrapassar em outubro a marca de 200 mil novas empresas constituídas em 2024. Com o acréscimo, o Estado tem hoje 1,46 milhão de empresas ativas.
O resultado demonstra que a criação de empresas está em ritmo acelerado no Estado. Isso porque, entre janeiro e outubro de 2023, o volume de empresas constituídas foi de 194 mil. Agora, no mesmo período de 2024, chegou a 216.605. Ou seja, uma alta de 11,1%.
Entre os destaques deste crescimento está a presença significativa de mulheres empreendedoras, que registraram um aumento expressivo entre as novas empresas em 2024, evidenciando o protagonismo feminino no cenário empresarial catarinense. Portanto, a expansão do número de empresas reflete diretamente na geração de empregos, fortalecendo as economias locais e promovendo um futuro de inovação e resiliência para Santa Catarina.
Pequenos negócios
Do total de 216 mil empresas constituídas entre janeiro e outubro no Estado, a maioria, 161 mil (74%) são Microempreendedores Individuais (MEIs). Também foram constituídas 51 mil (24%) empresas de sociedade limitada e três mil (1,4%) como companhia de empresário individual, entre outras modalidades.