A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (31), uma operação contra a importação ilegal de mercadorias estrangerias. São cumpridos mandados de busca e apreensão em duas cidades catarinenses, e em outras seis no Rio Grande do Sul.
Operação Caça Mobile apreende veículos e bloqueia imóveis em SC
Ao todo, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, em oito cidades: Garopaba, no litoral Sul, São José, na Grande Florianópolis, e Santa Maria, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, São Borja, Uruguaiana e Giruá, no Rio Grande do Sul.
Em São José, foram cumpridos dois mandados de busca, duas cautelares de prisão, dois sequestros de veículos e um sequestro de imóvel. Em Garopaba, um imóvel foi sequestrado.
Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante por descaminho. Mais de 400 celulares e aparelhos eletrônicos foram apreendidos no endereço.
Investigação sobre importação ilegal começou em 2022
Em dezembro de 2022, um homem foi preso, em flagrante, com 11 celulares de origem estrangeira. Segundo a PF, os aparelhos foram trazidos clandestinamente para o Brasil, dentro do estepe de um veículo.
Desde então, a PF realiza uma série de diligências para entender como o repasse dos aparelhos funcionava. Lojas físicas e virtuais, que comercializam os celulares novos e usados. A decisão é da Justiça Federal de Santana do Livramento.
Síntese das medidas por município:
- São José/SC: 2 MB, 2 CDP, 2 VS e 1 IS
- Garopaba/SC: 1 IS
- Santa Maria/RS: 5 MB, 2 CDP, 11 VS
- Caçapava do Sul/RS: 4 MB, 2 CDP, 3 VS
- Cachoeira do Sul/RS: 1 MB
- Uruguaiana/RS: 1 MB, 1 CDP, 1 VS
- São Borja/RS: 2 MB, 1 CDP
- Giruá/RS: 1 MB, 1 CDP, 3 VS
Legenda:
- MB – Mandado de busca
- CDP- Cautelares diversas da prisão
- VS – Veículos sequestrados
- IS – Imóveis sequestrados
Via ND+