Olá Visitante,

Notícias / Geral

Órgãos de segurança de SC se preparam para atender emergências provocadas pelo ciclone Yakecan

A Defesa Civil emitiu orientações sobre como se proteger em caso de vendaval; a expectativa é que os ventos cheguem a 100 km/h

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 17/05/22 14h15
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Órgãos de segurança de SC se preparam para atender emergências provocadas pelo ciclone YakecanFoto: Divulgação

Em razão dos fortes ventos previstos para esta terça-feira (17) em Santa Catarina, os órgãos de segurança estão se preparando para atender possíveis emergências e prestar apoio à população de Santa Catarina. A Defesa Civil e o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) fortaleceram suas equipes e organizaram espaços e equipamentos.

As equipes do CBMSC estão preparadas para atender ocorrências de destelhamentos, possíveis incêndios, quedas de árvores sobre casas, carros, estabelecimentos e pessoas e outros danos provocados pela ventania. O órgão também pede a atenção das pessoas.

 A corporação lembra que aquecedores elétricos requerem atenção especial da população para possíveis curtos circuitos e incêndios. Para solicitar atendimento mediante qualquer ocorrência basta ligar no 193, número do Corpo de bombeiros.

Segundo o alerta meteorológico emitido pela Defesa Civil, os locais de maior atenção são o Litoral Sul, os pontos mais altos do Planalto Sul e pontos da região serrana da Grande Florianópolis que sofrerão com as rajadas de vento mais intensas entre terça-feira (17) e quarta-feira (18).

O assessor técnico do órgão, Samuel Vidal, em Florianópolis, confirmou que sua equipe tem aproximadamente 25 profissionais em espera para realizar deslocamentos aos locais que solicitarem ajuda. Caso seja necessário, a Defesa Civil fornece lonas e coberturas provisórias para as casas que forem atingidas.

Instruções em caso de vendavais:

Coloque objetos que estão em lugares altos, no chão;
Organize e mantenha seus documentos pessoais em sacos plásticos e de fácil acesso;
Feche bem as janelas e evite fluxo de ventos dentro de casa;
Desligue aparelhos eletrônicos e feche os registros de água e gás;
Não estacione seu veículo próximo de árvores, torres de transmissões e placas de trânsito;
Em caso de destelhamento, procure um local para se abrigar e não saia até que o vento diminua.

Operação Frio Intenso 2022

Além dos ventos fortes, Santa Catarina passa por uma intensa onda de frio. A Prefeitura de Florianópolis, junto à Defesa Civil, montou uma força-tarefa para ajudar as pessoas em situação de rua na Capital.

 

A Secretaria de Segurança Pública reforçou a abordagem dessas pessoas oferecendo vagas extras nos abrigos municipais. Além da busca ativa na região central a prefeitura está atendendo solicitações 24h por dia em todas as regiões da cidade.

Para qualquer emergência de ventania a orientação é para ligar o 199. Em caso de necessidade de atendimento da Secretaria de Assistência Social, ligar para (48) 99182-6870. Já no caso de doação de cobertores para pessoas de vulnerabilidade social ou animais de rua, o telefone é (48) 98441-0217.

ND+

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Órgãos de segurança de SC se preparam para atender emergências provocadas pelo ciclone Yakecan

Enviando Comentário Fechar :/