
Após a notícia de que Imbituba pode ganhar um novo presídio, moradores estão se manifestando contra a criação da nova estrutura. A principal reivindicação é de que a unidade não seja construída em bairros residenciais, mas que seja em uma área afastada da comunidade.
Nesta semana, moradores estiveram na Câmara de Vereadores pedindo mais explicações sobre o tema. Alguns deles portavam cartazes com frases como “Parece que nosso cartão-postal será um presídio” e “Nosso futuro ponto turístico: presídio”.
A ideia de uma nova unidade prisional veio à tona nas últimas semanas, como o DS já destacou. O prédio atual, no bairro Vila Nova Alvorada, está defasado e superlotado, já que atende também Paulo Lopes e Garopaba. Na semana passada, um detento fugiu. O homem, que cumpria pena em regime de regalia, pulou o muro da unidade e saiu correndo. No dia seguinte, o preso foi recapturado na casa de familiares, no bairro São Tomaz.
Dobrar vagas
A ideia de construir um novo presídio em Imbituba não é nova e os locais para o futuro prédio ainda são estudados. A intenção é viabilizar uma estrutura moderna, segura e com formato industrial, para o cumprimento da pena com trabalho e ressocialização. Por conta disso, segundo a prefeitura, a área industrial seria a opção mais adequada. Atualmente, o Presídio de Imbituba conta com 220 internos e a unidade já conta com projetos de ressocialização através da oferta de trabalho.
Segundo a direção da unidade, a intenção é que o novo presídio possa atender o dobro de vagas que o prédio atual.
Fonte: Diário do Sul