Olá Visitante,

Céu nublado com chuva fraca

São Ludgero

22° 15°

Notícias / Segurança

Média é de 10 boletins de estelionatos por dia

São quase dez boletins por dia de pessoas que se dizem vítimas de algum golpe.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 23/11/21 10h18
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Média é de 10 boletins de estelionatos por diaFoto: Divulgação

Somente neste ano, 3.225 boletins de ocorrência foram registrados pela Polícia Civil de Tubarão citando crimes de estelionato. São quase dez boletins por dia de pessoas que se dizem vítimas de algum golpe.

Os dados se referem ao período entre 1º de janeiro e 18 de novembro deste ano. Segundo o delegado Thiago Fernando dos Santos Reis, os casos de estelionato mais comuns têm sido aqueles que envolvem aplicativos de mensagens. “São aqueles que os criminosos criam uma conta no WhatsApp usando a foto de uma outra pessoa. Eles se passam pela vítima, procuram parentes e amigos próximos e pedem dinheiro, geralmente através do Pix. E muitas pessoas depositam”, aponta o delegado.

A polícia explica que os criminosos, muitas vezes, se aproveitam do histórico das conversas e das informações conseguidas pela internet para convencer as pessoas a realizarem a transferência bancária. Outro golpe bastante comum, nos últimos anos, é o do Instagram falso. “O estelionatário se passa por outra pessoa e oferece um produto para venda. Como a pessoa que quer comprar não sabe que a conta é falsa, acaba fazendo o pagamento, achando que o objeto será enviado depois, o que não acontece”, revela o delegado.

Thiago ainda ressalta que a melhor maneira de evitar o golpe é a prevenção já que, na maioria dos casos, as vítimas não conseguem reaver o dinheiro levado pelos bandidos.

“Muitas vezes, esses golpistas são de outros estados, conseguem linhas de telefone em nome de terceiros e seguem em anonimato, o que dificulta bastante o trabalho para identificá-los. Por esse motivo, as pessoas devem se manter atentas a todos os detalhes e sempre desconfiar, para não cair nesses golpes. Todo cuidado é necessário e, caso tenha sido vítima de algum estelionatário, é preciso registrar um boletim de ocorrência o quanto antes”, alerta.

ORIENTAÇÕES DA POLÍCIA

Uma das orientações da polícia é que, antes de fazer qualquer transação bancária a pedido de um parente ou amigo, a pessoa entre em contato por telefone ou pessoalmente com a pessoa que está fazendo o pedido. Outra dica da Polícia Civil é prestar atenção na hora de fazer alguma compra on-line, como observar se o link é realmente o da empresa que o cliente busca. Uma das formas mais simples de não cair no golpe do boleto é conferir as informações do beneficiário no documento, ou seja, quem vai receber o pagamento. Você precisa verificar dados como CPF e CNPJ, além da data de vencimento e o valor da cobrança. Também é possível verificar os três primeiros números do boleto bancário, conferindo se eles de fato correspondem ao código do banco.

Fonte: Diário Do Sul

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Média é de 10 boletins de estelionatos por dia

Enviando Comentário Fechar :/