Olá Visitante,

Céu limpo

São Ludgero

31° 13°

Notícias / Geral / Orleans

Justiça de Orleans suspende decreto que limitou funcionamento de supermercados no município

Aos sábados e domingos

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 30/07/20 22h20
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Justiça de Orleans suspende decreto que limitou funcionamento de supermercados no municípioFoto:

A juíza Bruna Canella Becker Búrigo, titular da 2ª Vara da comarca de Orleans, deferiu liminar, nesta quinta-feira, 30/07, para suspender parcialmente decreto municipal que restringia horário de funcionamento de supermercados aos sábados e domingos. No mandado de segurança impetrado por uma associação supermercadista, foi questionado o Decreto Municipal 4.851/2020, de 29 de julho, que proíbe por 14 dias o funcionamento das empresas do segmento supermercadista aos sábados a tarde e aos domingos, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. 

No entanto, conforme argumentado pela entidade, o trecho do decreto afronta a legislação federal e estadual vigente e viola direito líquido e certo dos estabelecimentos envolvidos, por se tratar de serviço de natureza essencial. “O Decreto Municipal de n. 4.851/2020, ao que consta, neste momento, ultrapassou os limites de sua competência ao restringir o funcionamento de atividade considerada essencial quando Lei hierarquicamente superior não o fez”, pontuou a magistrada.

Além disso, a decisão ressalta que a restrição de horário de funcionamento dos supermercados, por coincidir com o início do mês e com o recebimento de salários e remunerações, se tratando do período que a maioria das famílias compra insumos alimentícios, de higiene e limpeza, não atingirá os fins pretendidos. "Ao contrário, provocará, ao meu sentir, maior aglomeração e fluxo de pessoas, especialmente aos sábados pela manhã, pois quem trabalha durante a semana possui maior tempo para as compras referidas no final de semana”.

A liminar foi deferida suspendendo os efeitos do decreto na parte em que veda o funcionamento de supermercados, mercados, mercearias, padarias, açougues, fruteiras, feiras livres, peixarias, lojas de venda de produtos alimentícios, lojas de venda de salgados, doces, bolos e tortas, aos sábados a partir das 12h e o funcionamento aos domingos (art. 4º, I, c). (Autos nº 5001427-68.2020.8.24.0044)​​

Fernanda de Maman

Entre em nosso grupo no Telegram

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Justiça de Orleans suspende decreto que limitou funcionamento de supermercados no município

Enviando Comentário Fechar :/