Hoje tem temporais e queda nas temperaturas em SC
O sol e o calor se despedem de Santa Catarina nesta sexta-feira (23). A passagem de uma frente fria traz chuvas e queda nas temperaturas em todo o Estado. Durante a manhã, os temporais devem se concentrar nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul.
À medida que o dia avança, essas condições meteorológicas se deslocam para o Vale do Itajaí, litoral e Norte catarinense. O risco de eventos adversos associados aos temporais e à intensidade da chuva varia de baixo a moderado.
Massa de ar frio traz temporais e queda brusca nas temperaturas em SC a partir desta sexta-feira
Com a passagem da frente fria, uma massa de ar frio provoca uma queda significativa nas temperaturas. As máximas previstas para esta sexta-feira (23) podem ser de 10°C a 20°C abaixo das registradas no dia anterior.
Além disso, o risco de complicações relacionadas ao frio, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, é considerado de moderado a alto. O litoral catarinense também será afetado, com mar agitado e ondas de até 2 metros.
Frio intenso volta a atingir Santa Catarina a partir desta sexta-feira – Foto: Germano Rorato/ND
Sábado será de chuvas e frio intenso no Estado
No sábado (24), a frente fria ainda trará chuvas para o Norte de SC, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. Nas demais regiões, o tempo começará a estabilizar com a chegada de uma forte massa de ar polar que, junto com nebulosidade, manterá a sensação de frio ao longo do dia.
As temperaturas pela manhã variam entre 11°C e 15°C no litoral e de 6°C a 10°C nas outras áreas. A máxima não deve passar dos 14°C em todo o Estado.
Serra catarinense tem possibilidade de neve na madrugada de sábado para domingo – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
Possibilidade de neve em SC na madrugada de sábado para domingo
Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (25), há uma leve possibilidade de precipitação invernal na Serra catarinense, segundo a Defesa Civil. O clima frio e úmido é propenso para ocorrência de neve na região Serrana do Estado.
Fonte: ND+