Olá Visitante,

Períodos nublados com chuva fraca

São Ludgero

19°

Notícias / Geral / Jaguaruna

Filhote de baleia-franca encalha sem vida na Praia do Camacho, em Jaguaruna

Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada 2021

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 20/07/21 18h06
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Filhote de baleia-franca encalha sem vida na Praia do Camacho, em JaguarunaFoto: ProFRANCA

Um filhote de baleia franca foi encontrado encalhado já sem vida na Praia do Camacho, em Jaguaruna no último domingo (18). A equipe do ProFRANCA foi até o local para realizar o registro da ocorrência. Tratava-se de um macho com 4,8 metros de comprimento. Não foram observados sinais externos que indiquem a causa da morte, porém as dobras fetais indicam se tratar de um filhote com poucos dias de vida.

O animal estava em estado avançado de decomposição, por isso não foi possível realizar necropsia. A prefeitura de Jaguaruna enterrou o animal na manhã desta segunda-feira (20). Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada 2021.

Este ano, as baleias-franca chegaram mais cedo em Santa Catarina. A primeira avistagem ocorreu no dia 12/6. Segundo Karina Groch, diretora de pesquisa do projeto ProFRANCA, “a análise de imagens de fotoidentificação individual obtidas até agora já indicam a presença de pelo menos 40 baleias-franca entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, incluindo 18 filhotes, o que é um número expressivo para este período, já que estamos ainda no início da temporada, que atinge o pico em setembro e vai até novembro”.

Encalhes em SC

Diferente das baleias-franca, este ano, uma grande quantidade de encalhes de baleias-jubarte tem sido observado no litoral catarinense. A ocorrência das baleias-jubarte não é rara, já que estes animais passam pela região durante a migração, entretanto neste ano um fenômeno atípico aconteceu, um grande número desta espécie está sendo avistado próximo à costa.

São animais jovens e as observações e registros de encalhes mostraram que muitos destes animais estão magros, o que indica falta de alimento para esta espécie. Este pode ser o fator responsável pela aproximação destes animais à nossa costa, já que as baleias-jubarte se alimentam de pequenos peixes, diferente das baleias-franca, que se alimentam somente de organismos planctônicos, como o krill existente na Antártida.

A população total das baleias-jubarte no Brasil está estimada em mais de 20.000 indivíduos. Para as baleias-franca a estimativa é que cerca de 550 fêmeas se reproduzem regularmente no Brasil, sendo que a média anual avistada em Santa Catarina é em torno de 100 a 120 baleias-franca.

Fonte: Sul Agora

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Filhote de baleia-franca encalha sem vida na Praia do Camacho, em Jaguaruna

Enviando Comentário Fechar :/