Olá Visitante,

Notícias / Segurança / São Ludgero / Braço do Norte / Orleans / Laguna / Tubarão / Criciúma / Grão - Pará / Rio Fortuna / Cocal do Sul / Florianópolis / Urussanga / Gravatal

Falta de efetivo no Corpo de Bombeiros: Movimento reivindica convocação de aprovados em concurso.

Candidatos excedentes que foram aprovados no concurso público de 2017 do Corpo de Bombeiros Militar pressionam o governo do Estado para a convocação.

<div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #53 ::</b> Illegal string offset 'user_name'<br><small>/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php</small><span class='ajax_close'></span></div><div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #53 ::</b> Uninitialized string offset: 0<br><small>/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php</small><span class='ajax_close'></span></div> <div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #53 ::</b> Illegal string offset 'user_lastname'<br><small>/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php</small><span class='ajax_close'></span></div><div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #53 ::</b> Uninitialized string offset: 0<br><small>/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php</small><span class='ajax_close'></span></div> é autor deste post!

Publicado por

Erro na Linha: #54 :: Illegal string offset 'user_name'
/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php
Erro na Linha: #54 :: Uninitialized string offset: 0
/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php
Erro na Linha: #54 :: Illegal string offset 'user_lastname'
/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php
Erro na Linha: #54 :: Uninitialized string offset: 0
/home/reporte1/public_html/themes/reportersul/noticia.php
em 10/04/18 10h09
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Bombeiros

Falta de efetivo no Corpo de Bombeiros: Movimento reivindica convocação de aprovados em concurso.Foto: Divulgação

Candidatos excedentes que foram aprovados no concurso público de 2017 do Corpo de Bombeiros Militar pressionam o governo do Estado para a convocação. São cerca de 320 nesta situação. O grupo entregou um ofício de reivindicação ao governador Eduardo Pinho Moreira.

Na última semana um fato recebeu repercussão especialmente aos municípios que são atendidos pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste. Na noite de 02 de abril até a manhã de 03 de abril, às 8h, o quartel do Corpo de Bombeiros suspendeu os atendimentos pré-hospitalares no município lourenciano por falta de efetivo militar. A orientação foi para que quem necessitasse deste tipo de atendimento acionasse o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A falta de efetivo deve suspender os trabalhos em revezamento de escala em outras oportunidades, conforme já adiantou o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Glaycon Reitz

 há cerca de 300 candidatos aprovados nos exames de avaliação de escolaridade, saúde, física e psicológica, buscando com governo do Estado a convocação para o curso de formação.

O déficit de efetivo na corporação, principalmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste. “Hoje, Santa Catarina conta com 2.365 mil bombeiros militares em todo o estado, atuando para uma população com mais de sete milhões de habitantes, onde compromete muitos atendimentos e até o fechamento de alguns quarteis”,

Conforme o art. 1º da Lei Complementar Nº 582, de 30 de novembro de 2012, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui como efetivo máximo a quantidade de 3.816 Bombeiros Militares. “Sendo assim, existem em torno de mil e quinhentas vagas a serem preenchidas”.

 O movimento busca o apoio de todos os municípios catarinenses e da sociedade civil para a causa, já foram entregues em algumas prefeituras e câmaras municipais, pedidos de apoio, foi entregue também ofícios com solicitação de apoio na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), onde alguns deputados viram com bons olhos o nosso movimento. Na última semana o representante da Secretaria de Segurança Pública também nos recebeu apoiando a causa”.

Até o momento o movimento não recebeu nenhuma resposta. “Diante disso estamos lutando para a convocação até novembro de 2018, quando vencem os exames  (médico, físico e investigação social), para iniciarmos o curso de formação logo no início do ano de 2019, visto que a o efetivo vem baixando ano após  ano e poderemos contribuir com excelentes trabalhos a população catarinense”.

Crescimento populacional de Santa Catarina e o abandono aos Bombeiros

População em Santa Catarina:
Ano 2012 - 6.540.596 habitantes 
Ano 2013 - 6.634.254 habitantes 
Ano 2014 - 6.727.148 habitantes 
Ano 2015 - 6.819.190 habitantes 
Ano 2016 - 6.910.553 habitantes 
Ano 2017 - 7.001.161 habitantes 
Ano 2018 - 7.090.682 habitantes (estimativa IBGE)

Sendo um crescimento de 8,41034% de 2012 para 2018. 
Número de Bombeiros em 2012, aproximadamente, 2.750 combatentes. Tão logo, 1 Bombeiro para 2.378 catarinenses;
Número de Bombeiros em 2018, aproximadamente, 2.665 (depois do ingresso da 1ª chamada). Então, 1 Bombeiro para 2.660 catarinenses.

Para manter a média de combatentes de 2012, seria necessário 2.981 bombeiros. Porém a ONU sugere que o ideal seja 1 bombeiro para cada mil habitantes, sendo necessários, para 2018, um quadro com 7.090 bombeiros. Segundo a APRASC, o número ideal para SC seria em torno de 3.800 bombeiros.

*O IBGE só computa na soma dos habitantes os que residem em SC, ou seja, os turistas não estão nos números supracitados, sendo assim, a média de habitantes por Bombeiro aumenta nas áreas com turismo*

Fonte dos dados: IBGE; ONU; Portal da transparência SC.

Corpo de Bombeiros se manifesta

A respeito do assunto, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina emitiu um posicionamento oficial, alegando que, com o curso de formação de soldados que está em andamento em oito cidades catarinenses, a previsão é que 300 novos profissionais sejam formados até novembro, já ficando aptos para ingressarem na próxima operação veraneio. 

“O processo de seleção começou em 2017 e foi concluído em fevereiro de 2018. Os candidatos que passaram no concurso e que estão aquém dos primeiros 300 (cadastro de reserva), somente podem ser chamados mediante autorização do Conselho Gestor do Governo do Estado”, conclui.

 

Para o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BMM) de Criciúma, tenente-coronel BM James Marcelo Ventura, o déficit no efetivo da corporação em Santa Catarina é grande, uma vez que foram quatro anos sem a inclusão de novos soldados. “Se fossem aprovadas essas 300 vagas a mais, seria ótimo, viável e muito útil, porque estamos precisando de gente para o trabalho. Mesmo com os 300 novos que serão aprovados até o fim do ano, esse problema não será solucionado”, alerta.

 

Isso porque, conforme o comandante, tem crescido cada vez mais o número de aposentadorias e a demanda de trabalhos a serem desempenhados pelo Corpo de Bombeiros. “Todo ano quando o pessoal completa seu tempo de serviço, vai automaticamente para a reserva. Então o que deveria ter acontecido era uma reposição constante e anual, incluindo mais profissionais para conter o déficit e ainda atender o aumento de ocorrências. Só que não foi o que aconteceu”, declara o tenente-coronel.

 

No entanto, a determinação para convocar uma nova turma depende exclusivamente do Governo do Estado. “O que podemos dizer, portanto, é que para nós, se houvesse o início dessa nova turma, seria uma maravilha”, finaliza Ventura.

 

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Falta de efetivo no Corpo de Bombeiros: Movimento reivindica convocação de aprovados em concurso.

Enviando Comentário Fechar :/