Olá Visitante,

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

São Ludgero

29° 15°

Notícias / Geral / Tubarão

Enquete sobre mudar data de feriado em tubarão gera debate

Integrantes da Igreja Católica iniciaram movimento para impedir alterações no calendário

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 05/09/19 08h01
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Enquete sobre mudar data de feriado em tubarão gera debateFoto: Divulgação

Atendendo ao requerimento do vereador Douglas Martins Antunes, a Câmara de Vereadores de Tubarão colocou em seu site uma consulta pública sobre o aniversário do município. A intenção descrita é saber se a população prefere que o feriado continue sendo comemorado em 15 de setembro, no dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade, ou exatamente na data do aniversário, em 27 de maio.

De acordo com o vereador, a sugestão da consulta popular surgiu após muitas manifestações de pessoas em comunidades e escolas visitadas por ele. “Como sou professor, muitas escolas me questionaram a respeito da data, que seria mais interessante para os trabalhos escolares, inclusive, o feriado no dia do aniversário de Tubarão, que ano que vem completa 150 anos”, diz. 

Para o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral, o Estado não pode fazer qualquer acepção de crenças ou credos religiosos específicos, pois é uma instituição que serve aos interesses de todos os cidadãos. “Desta forma, dizemos que o Estado é laico. Porém, o Estado não é uma instituição abstrata, mas é constituído de pessoas que manifestam legitimamente os seus credos, tradições e culturas. Sendo assim, ele não pode se opor aos valores e aos princípios de um povo, mas deve garanti-los de forma justa e pacífica”, pontua.

“Também a história do município de Tubarão foi fortemente marcada pela fé católica. Convém lembrar que a primeira capela de Nossa Senhora da Piedade foi construída em 1820 (em 2020 ela completará 200 anos). Já a instalação da paróquia Nossa Senhora da Piedade aconteceu no ano de 1836. Por outro lado, o município teve sua fundação/emancipação em 1870 (em 2020 terá 150 anos, ou seja, 34 anos a menos que a paróquia Nossa Senhora da Piedade). Por isso mesmo, antes que o município estivesse organizado enquanto instituição, havia um povo que celebrava a sua fé, manifestando a religiosidade popular mediante a devoção à Nossa Senhora da Piedade”, argumenta.

O padre ainda acrescenta que, como instituição, a paróquia está presente na cidade antes da municipalidade. “Foi por meio da paróquia e ao redor dela que surgiram serviços básicos à população: saúde e educação. Além, claro, da assistência espiritual e material nas estruturas da própria igreja. Dia 15 de setembro não pode ser pensado apenas como uma data religiosa católica, mas faz parte da formação da cidade, sua identidade histórica e o imaginário popular do povo tubaronense, independentemente da prática de fé ou ausência dela. Não celebrá-lo é ignorar a história”, reforça. 

“A imagem de Nossa Senhora da Piedade e sua devoção, assumida como símbolo (religioso e social), foi capaz de reunir, ao redor dela, pessoas de diferentes culturas, desde a época do império. Portanto, foi elemento agregador ao longo das décadas para formar aquilo que hoje chamamos de município de Tubarão. O que se deve olhar, muito além da fé do povo, é o autêntico conhecimento da história da cidade”, conclui o padre.


Resultado parcial da votação

Mesmo que na consulta pública as opções disponibilizadas para a votação sejam para a escolha entre uma ou outra data, o vereador Douglas Antunes diz que a intenção dele não é acabar com o feriado do dia da padroeira, mas fazer com que seja também feriado no dia do aniversário do município. “Podem ser mantidas as duas datas como feriados”, pondera. Durante toda a tarde de ontem, o link disponível para verificar a contagem marcou 100 votos, 38 escolhendo 27 de maio como feriado e 62 pela manutenção no dia da padroeira. Porém, segundo a assessoria da Câmara, o site estava com problemas e a contagem ficou congelada por algumas horas. Até o fechamento desta edição, o resultado não estava sendo atualizado.

Diário do Sul

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Enquete sobre mudar data de feriado em tubarão gera debate

Enviando Comentário Fechar :/