Olá Visitante,

Notícias / Geral / São Ludgero / Braço do Norte / Criciúma

Doadores de Sangue: grupo de SL está cada vez mais forte em campanha de doação

Podemos afirmar que esta ação é sempre muito importante e pensando nisso um grupo de doadores foi criado em São Ludgero e está ganhando cada vez mais força e adesão dos munícipes.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 14/06/18 09h18
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Doe Sangue

Doadores de Sangue: grupo de SL está cada vez mais forte em campanha de doaçãoFoto: Divulgação /Repórter Sul

Hoje é uma data especial! Dia Mundial do Doador de Sangue.

Podemos afirmar que esta ação é sempre muito importante e pensando nisso um grupo de doadores foi criado em São Ludgero e está ganhando cada vez mais força e adesão dos munícipes. O grupo foi uma iniciativa do contador Henry Roetger Silva e do comunicador Fernando Sombrio. Começou com apenas meia dúzia de participantes e agora já contam com quarenta e uma pessoas fazendo revezamento para se deslocarem mensalmente ao HEMOSC de Criciúma para fazer a doação.

"A tendência é conseguirmos cada vez mais membros, pois é notório o beneficio deste ato e as pessoas estão se conscientizando de que podem precisar a qualquer momento. Também estamos usando bastante a influência na imprensa para transmitir essa mensagem positiva e com isso conquistando amigos nesta grande causa, "comentou Fernando Sombrio.

Transporte é oferecido

"Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde do Município está disponibilizando um veículo para transporte dos doadores. Dois grupos já fizeram a boa ação e na última viagem a Criciúma destinaram a doação, a um morador do município que atualmente está necessitando, "reforça Henry.

Quem tiver interesse em participar do grupo pode procurar diretamente os organizadores ou deixar uma mensagem imbox na Página do Repórter Sul.
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) institulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 2011 a Espanha foi escolhida.

A OMS promove também este ano a campanha “Pintando o Mundo de Vermelho”. O objetivo da campanha é conscientizar, por meio de ações culturais, a importância e a necessidade de hemocomponentes seguros para a população e agradecer aqueles que salvam vidas através do ato de doar sangue

Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82% da população mundial. Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.

No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue.,89% desse total é obtido em países de rendas altas. Uma única doação pode salvar a vida de até 4 pessoas.

Existe uma meta de doadores por pais indicada pela OMS que é de 3% da população e hoje o Brasil tem 1,8% da população como doadores de sangue.

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Doadores de Sangue: grupo de SL está cada vez mais forte em campanha de doação

Enviando Comentário Fechar :/