Danos a passageiros após cancelamento de 99 voos no Aeroporto de Florianópolis são apurados pelo MP
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apura os danos causados a consumidores após o cancelamento de 99 voos no Aeroporto Internacional de Florianópolis, na segunda-feira (12). A situação aconteceu por conta de um avião que pousou no terminal e sofreu danos nos pneus. A pista ficou interditada por 18 horas.
A apuração do órgão busca garantir o direito à informação, a rápida resposta com plano de contingência por parte do aeroporto e das companhias aéreas e o ressarcimento aos consumidores lesados.
O procedimento foi aberto após o MP receber relatos da “situação de caos” vivida pelos passageiros, “principalmente em relação à falta de informação”, descreveu o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto. Durante as horas de espera, passageiros se amontoaram no saguão na espera por respostas.
O avião ficou no meio da pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato, entre às 2h30 e 20h08. A Azul Linhas Aéreas disse que a aeronave não conseguia ser retirada sem ajuda de um outro equipamento, que chegou perto das 17h.
A concessionária Zurich Airport afirmou que a responsabilidade da retirada da aeronave era da companhia aérea. A empresa disse ainda que prestou o apoio necessário para auxiliar nesse trabalho. Passageiros com voos cancelados devem entrar em contato com as empresas aéreas.
Por conta do problema, a falta de informações e a demora, o MP afirmou que fará uma reunião em 27 de agosto com as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport (veja notas abaixo). O Procon Municipal de Florianópolis e o Procon Estadual de Santa Catarina também foram convidados.
O encontro, conforme o Ministério Público, quer estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a vida do consumidor, em situações similares.
No momento do incidente o Procon também foi acionado e disse que irá notificar as companhias aéreas para que explique o ocorrido.
As empresas terão cinco dias para responder ao ofício e, em casos de descumprimento ou qualquer irregularidade, os consumidores podem acionar o órgão.
Contato Procon SC
- E-mail: proconsumidor@procon.sc.gov.br
- Site: https://www.procon.sc.gov.br
- Telefone: 151
O que disse o Aeroporto
Último comunicado: A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, informa que o aeroporto está aberto e operacional. A aeronave da Azul foi removida da pista pela companhia às 20h08 desta segunda-feira (12/08). Às 20h15 a concessionária finalizou a limpeza da área, liberando a pista para operação. Passageiros com voos cancelados, orientamos que entrem em contato com as companhias aéreas.
O que disse a Azul Linhas Aéreas
Último comunicado: A Azul informa que, os Clientes impactados pelos seis voos cancelados com saída a partir do aeroporto de Florianópolis, ontem, receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O que disse a Latam
A LATAM Brasil informa que alguns de seus voos de/para Florianópolis na segunda-feira (12/8) foram alternados para outros aeroportos ou cancelados devido ao fechamento da pista do aeroporto local, fato totalmente alheio ao seu controle. A LATAM ofereceu a assistência necessária aos passageiros, como hospedagem e alimentação, conforme determina a Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Fonte: G1SC