Olá Visitante,

Céu limpo

São Ludgero

25°

Notícias / COVID-19 / COBERTURA

Coronavírus: governo de SC analisa reabertura de clínicas médicas, salões de beleza e barbearias

Dentistas, fisioterapeutas e psicólogos também estão na lista de atividades que devem ser retomadas nos próximos dias

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 04/04/20 11h01
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Coronavírus: governo de SC analisa reabertura de clínicas médicas, salões de beleza e barbearias Foto: Marco Fávero

Neste fim de semana o governo de Santa Catarina vai estudar a retomada de diferentes atividades como barbearias, salões de beleza e clínicas da área da saúde. Os serviços devem voltar a funcionar na próxima semana, adiantou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira (3).

O retorno das atividades, no entanto, deve seguir uma lista de regras que serão estabelecidas pelo grupo de estudo do Estado, assim como ocorreu com as áreas que já voltaram a funcionar, como a da construção civil e dos corretores de imóveis. A expectativa do governador é traçar um plano de retomada segura para os autônomos ainda para a próxima segunda-feira (6).

- Discutimos o caminho da economia com a norma de isolamento para todos os cidadãos. E, entendendo os números em SC, de demanda de leitos, compreendemos que as pessoas precisam ter contato com o vírus de forma escalonada, para que não impacte o sistema de saúde - comentou Moisés.

​Barbearia Vip doa R$ 19 mil para moradores de rua em Florianópolis ​

Para a próxima semana, portanto, os trabalhadores autônomos de todas as categorias, profissionais de saúde e clínicas, como dentistas, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e profissionais liberais, como os de salão de beleza e barbearia devem se preparar. A ideia, conforme expôs Moisés, é que voltem à carga horária, mas com critérios diferentes de atendimento especializado e com restrição de aglomerações de pessoas:

- Essas áreas de serviços são demandadas e a sociedade precisa. Vamos construir as restrições e quem sabe na segunda-feira (6) tenhamos o plano de retomada pronto para estes ramos. Não é vontade nossa a paralisação, temos dificuldades, não é medida que faz por necessidade própria, mas de obrigação para proteger o cidadão e os mais vulneráveis.

Lojas de chocolate
As lojas de chocolate de rua foram autorizadas a abrir imediatamente em Santa Catarina nesta sexta-feira (3). As informações foram repassadas pelo presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, em entrevista à CBN Diário, logo após participar de reunião do comitê de crise implantado pelo governo do Estado.

Como as lojas de chocolate são caracterizadas como ramo de alimentação, não será necessário um novo decreto. A medida leva em conta a proximidade da Páscoa. Em shoppings, no entanto, seguem fechadas.

Construção civil
As atividades da construção civil já foram retomadas. A autorização para a volta desses trabalhadores foi anunciada na última quarta-feira (1º), também por Moisés. Os serviços seguem os mesmos requisitos de cuidados exigidos aos servidores que atuam nas obras públicas - e que já estavam atuando há quase uma semana.

A portaria autorizou os serviços de toda a cadeia produtiva da construção civil. Dessa forma, está permitida a abertura de lojas de materiais de construção, material elétrico, de estrutura, de pedras em geral, vidros e espelhos, madeiras, artefatos e materiais hidráulicos. Na mesma determinação, também foi autorizado que os corretores de imóveis voltassem às atividade.

NSC

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Coronavírus: governo de SC analisa reabertura de clínicas médicas, salões de beleza e barbearias

Enviando Comentário Fechar :/