Olá Visitante,

Céu nublado com aguaceiros e tempestades

São Ludgero

29° 15°

Notícias / Legislativo São Ludgero

Confira os assuntos da Sessão Ordinária do dia 09 de setembro de 2019.

O senhor presidente Laudi da Silva realizou a abertura dos trabalhos da Sessão Ordinária e solicitou a mim, Lucas Peters, secretário, que procedesse a leitura da convocação da suplente de vereadora Solange Mattei Santana, para que a mesma ocupe a cadeira deixada pelo vereador Alexandre Pereira durante o período de sua licença.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 10/09/19 10h03
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Confira os assuntos da Sessão Ordinária do dia 09 de setembro de 2019.Foto: Albeneir Lorenço Fraga

O senhor presidente Laudi da Silva realizou a abertura dos trabalhos da Sessão Ordinária e solicitou a mim, Lucas Peters, secretário, que procedesse a leitura da convocação da suplente de vereadora Solange Mattei Santana, para que a mesma ocupe a cadeira deixada pelo vereador Alexandre Pereira durante o período de sua licença.

No expediente foram registrados:

Oficios da Prefeitura Municipal de São Ludgero encaminhando os seguintes: Projeto de Lei Complementar Nº 12/2019, em substituição ao Projeto de Lei Ordinária Nº 33/2019, que Institui o Fundo Municipal do Idoso de São Ludgero.

Projeto de Lei Ordinária Nº 35/2019, que abre crédito adicional suplementar. Depois de lidos os projetos foram encaminhados para a análise das respectivas comissões permanentes. Oficio da vereadora Maria Marlene Schlickmann encaminhando o Projeto de Lei Ordinária de Origem Legislativa Nº 6/2019, que institui a semana municipal da pesooa com deficiência intelectual e múltipla. Depois de lido foi encaminhado para a análise das Comissões de Constituição e Finanaças e de Saúde, Educação e Cultura.

Na Ordem do Dia foram deliberados:

Projeto de Lei Complementar Nº 11/2019, que altera a Lei Complementar Nº 225/2018. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Indicação Nº 07/2019 de autoria do vereador Laudi da Silva solicitando ao Executivo Municipal, a imediata implantação de legislação para controle de atividades de ambulantes, oriundos de outras comunidades, que atuam no município de São Ludgero. A indicação foi aprovada por unanimidade.

No espaço destinado para as explicações pessoais fizeram uso da tribuna os vereadores Lupercio Becker, Adriano Becker, Maria Marlene Schlickmann, Lucas Peters e Laudi da Silva.

Tribuna:

Lupércio Becker (PSDB) –

O vereador comentou, mostrando fotos no telão, sobre desmoronamentos que ocorreram e que ainda podem ocorrer na Estrada Geral Três Divisas, recém pavimentada. Alertou para que fosse feito algo a fim de evitar um problema maior com a chegada das chuvas de verão. Disse que nos asfaltos novos não tem nenhum acostamento, que colocam as certcas rentes a pista, e que é importante ter acostamento. Aparte a vereadora Maria Marlene Schlickmann, disse que há proprietários que tem consciência e deixam espaço, mas alguns não, e isto foi assunto na reunião com o prefeito na manhã de segunda-feira, 09. Lupércio solicitou que deveria se impor regras neste sentido através de projeto de lei. Por fim, o vereador disse que a Administração deveria ser humilde e retirar o processo contra um cidadão que denunciou uma pavimentação, segundo ele, comprovadamente mal feita na comunidade de Santo Antônio.

Adriano Becker (MDB) –

O vereador evidenciou o trabalho da fanfarra no Desfile Cívico no dia 7 de setembro, sobre a organização do mesmo e das pessoas que participaram. Agradeceu especialente a Sérgio e Débora Buss, pela organização da fanfarra. Em outro momento falou sobre a eleição para o Conselho Tutelar, da seriedade da eleição e a responsabilidade do cargo. Pediu para que os eleitores avaliem com consciência seus candidatos. Por fim, comentou sobre a conquista do bronze pela atleta Monique Varmeling, no troféu Caixa de Atletismo, que São Ludgero é vice-campeão da Taça Brasil Clubes Sênior Bocha Rafa Vollo Masculino, disputada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro e também sobre a equipe de São Ludgero que conquistou um total de 7 medalhas ao disputar no final de semana (dias 7 a 8 de setembro), em Jaraguá do Sul, o Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Sub-18.

Maria Marlene Schlickmann (MDB) –

A vereadora manifestou a satisfação de estar retornando aos trabalhos legislativos. Falou sobre a participação da mulher na política mencionando o momento em que duas mulheres estão no cargo de vereadoras, citando a vereadora Solange Mattei Santana. Fez um breve relato sobre o histórico das mulheres no Legislativo Muncipal e da importância de provocar a participação delas no pleito eleitoral. Comentou sobre projeto da APAE e que a diretora Daniela, junto do presidente da Intituição, Matias Weber farão uso da tribuna na próxima semana. Parabenizou a Administração pela realização do Desfile Cívico deste ano. Por fim comentou sobre evento do Grupo de dança, Incessarte.

Lucas Peters (PP)

O vereador falou que Laudi da Silva deveria ter sido presidente no primeiro ano de mandato e ele, Lucas, deveria estar sentado na mesma cadeira no ano 2020. Falou sobre cemitério e falta de vagas que deve ocorrer em breve. Comentou que deveria ser feio uma roçada próximo ao asfalto na Estrada Geral Nova Estrela. O vereador solicitou algumas melhorias ao líder do governo.

Laudi da Silva (PSB)

Laudi agradeceu a oportunidade de novamente estar como presidente da Casa Legislativa e que no ano em que presisidiu pôde contribuir com obras e muitas coisas boas para o Munciipio. Comentou sobre a importância de estabelecer regras para vendedores ambulantes que vem de fora e atuam no Munciipio, tendo em vista as lojas e empreendedores locais que pagam impostos aqui. Outro assunto foi sobre a ocorrência de 3 mortes em apenas 15 dias, na Rodovia SC – 108, na comunidade de Santo Antônio, solicitou que algo deve ser feito de forma urgente, que já solicitou outras vezes, mas que no momento deve se observar a melhor solução.
Por fim falou sobre a importância e a luta para instalação de um Parque Industrial em São Ludgero.

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Confira os assuntos da Sessão Ordinária do dia 09 de setembro de 2019.

Enviando Comentário Fechar :/