Olá Visitante,

Céu nublado com chuva moderada

São Ludgero

26° 20°

Notícias / Geral

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

No Vale do Itajaí foram registrados 44 deslizamentos de terra em Blumenau e uma família que mora próximo a áreas de risco foi retirada de casa e levada para um abrigo em Rio dos Cedros.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 21/01/21 08h14
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Chuva

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa CatarinaFoto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação

A chuva dos últimos dias e que segue nesta quinta-feira (21) provoca estragos em várias cidades de Santa Catarina. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, 44 deslizamentos de terra foram registrados. Na mesma região, em Rio dos Cedros, uma família que mora próximo a áreas de risco foi retirada de casa e levada para um abrigo.

Joinville, no Norte, e cidades da Grande Florianópolis também registraram transtornos entre a noite de quarta-feira (20) e esta manhã.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota alertando para a previsão de temporais entre a noite de quarta-feira (20) e madrugada desta quinta. Devido ao alto volume de chuvas, há risco de deslizamento e enxurradas principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Ponte Nereu Ramos, no município de Rio dos Cedros, na manhã desta quinta-feira (21) — Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação

A Defesa Civil retirou três pessoas da mesma família de uma casa na comunidade de Rio Herta. O local está sendo monitorado e há risco de risco de novos deslizamentos na cidade.
A prefeitura também monitora o nível do rio dos Cedros, que chegou a 5,71 metros por volta das 6h desta quinta. Houve deslizamento de terra nos bairros Alto Cedros, Rio Rosina e Rio Esperança. A secretaria de Infraestrutura foi até o local para desobstruir a passagem nas ruas afetadas.
 
A família desalojada foi levada para um abrigo provisório que aberto no Salão da Capela da comunidade. Outras famílias também podem ser levadas para o local, caso ocorra novas ocorrências.
Na cidade, 563 unidades consumidoras estavam sem energia por volta das 8h, segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O município tem cerca de 5,8 mil unidades.
 

No Vale do Itajaí, a cidade de Blumenau registrou 59 ocorrências entre o domingo (17 ) e a noite de quarta-feira (20). Quarenta e oito foram registradas no último dia. Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Itajaí-Açu subiu 3 metros.
Segundo a Defesa Civil municipal, foram 44 deslizamentos de terra, quatro quedas de muro, sete quedas de árvore e quatro alagamentos. Apesar dos transtornos, não há desabrigados ou desalojados.

Ocorrências:

- Alagamentos: 4
- Deslizamentos: 44
- Queda de muro: 4
- Que da de árvore: 7
 Total: 59

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Queda de telha atinge carro em galpão na tarde de quarta-feira em Blumenau — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Chuva causou prejuízos em Blumenau — Foto: Defesa Civil/ Divulgação

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, transbordou nesta manhã de quinta-feira (21) — Foto: Valeska Lippel/ NSC TV
 
Joinville

Em Joinville, a Defesa Civil segue monitorando a chuva que caiu com força durante a madrugada. No bairro Papanduva, o acumulado de água foi 114 milímetros nas últimas 24 horas.

Na terça-feira (19), a cidade registrou deslizamento de uma encosta no bairro Floresta, na zona Sul da cidade. Por causa do risco de queda de uma árvore que ficou pendurada, um casal de idosos que mora perto do local precisou deixar a residência e segue abrigado na casa de familiares.

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Idosos tiveram que ser retirados de residência após deslizamento de terra em Joinville — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Grande Florianópolis
 
 Florianópolis registra pontos de alagamentos em função da chuva nesta quinta-feira. Ruas e rodovias foram parcialmente bloqueadas. Bairros do Norte e Sul da Ilha também foram atingidos.
Já em São José, árvores caíram em fios de energia elétrica no bairro Ipiranga. A Celesc precisou ser chamada e a distribuição de luz foi interrompida. No município, o Corpo de Bombeiros também atendeu ocorrência deslizamento de terra no bairro Sertão do Imaruim.

Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Travessa Nildo Neponoceno Fernandes, no bairro Ingleses, em Florianópolis, nesta quinta-feira (21) — Foto: Paulo Muller/ NSC TV

Recomendações
 
Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193


   
 
 

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Chuva causa deslizamentos de terra, queda de estruturas e prejuízos em Santa Catarina

Enviando Comentário Fechar :/