becker-topo
becker-topo
Notícias

Chapecó toma decisão histórica e inicia processo de rompimento com a Casan

banner v2
banner v2

A administração explica que o processo de rompimento foi encaminhado por meio de uma notificação para a direção da empresa. “Chegamos ao limite”, explica o prefeito João Rodrigues.

Conforme Rodrigues, a Casan não tem cumprido o contrato. “O desperdício de água passa de 40% enquanto que o limite era de 30%, além de outros itens que não estão sendo cumpridos”.

Possível companhia municipal

O prefeito pontua que a ação pode gerar um embate judicial, mas a intenção da prefeitura é assumir o serviço e criar uma Companhia Municipal de Água e Esgoto. “Em respeito ao cidadão que paga sua conta e muitas vezes não recebe água, nós estamos encaminhando o processo de rompimento”.

Continua após anúncio
becker-topo
cegero
Fim do anúncio

Além do índice de vazamento, a procuradoria informou na notificação o não cumprimento do índice de 95% na continuidade do abastecimento, a meta de 40% no atendimento do esgoto e outras obras.

Ainda, a prefeitura destaca que a Casan não começou as obras de captação do Rio Uruguai, conforme um termo de compromisso assinado em fevereiro de 2022.

Outra justificativa da prefeitura é o atraso das obras de captação do Rio Chapecozinho, que tinha como previsão julho de 2025.

Prazo e rompimento do contrato

O Procurador Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen, disse que a notificação foi encaminhada por meio do correio na segunda-feira (15).

Gehlen explica que, a partir de agora, a Casan terá 30 dias para responder ou atender o que foi apontado no documento sob pena de rompimento de contrato pelo não cumprimento dos termos.

A Casan

Em nota, a Casan informou que no fim da tarde desta quarta-feira (17) recebeu uma notificação da Prefeitura de Chapecó sobre o convênio de cooperação firmado entre companhia e município.

Com o recebimento da notificação, a Casan explica que vai se inteirar do teor do documento para analisar e estudar sobre o assunto e, então, se manifestar.

Via ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo