Olá Visitante,

Períodos nublados

São Ludgero

25° 15°

Colunistas / Geral / Memória Viva

CEI Divina Providência faz resgate da história e cultura sãoludgerense

"Infância: Um olhar mágico que explora o mundo das Culturas".

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 11/04/19 09h18
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

#MEMÓRIAVIVA

CEI Divina Providência faz resgate da história e cultura sãoludgerenseFoto: Divulgação / Fernando Sombrio / Direção da Escola

Todos os anos os CEI's (Centro de Educação Infantil) de São Ludgero abordam temas diferentes para tratar com os alunos. Neste ano o CEI Divina Providência está realizando o tema "Infância: Um olhar mágico que explora o mundo das Culturas". Pude presenciar na escola uma pequena exposição de fotos, objetos e obras de arte sobre a cultura e o passado de São Ludgero. Fiquei muito encantado com isso, pois em meu trabalho atuo muito neste resgate de cultura e histórias.

Foi criada uma ponte de madeira, desenho da antiga igreja, além da exposição de várias fotos antigas e objetos que já não são utilizados nos dias de hoje.

Fizeram também uma árvore de Páscoa (Osterbaum) que remete a cultura alemã.

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum. Muitas cidades que foram povoadas pelos imigrantes germânicos utilizam-se dessa tradição para a sua promoção turística. É o caso de Pomerode, em Santa Catarina, que anualmente monta uma das maiores Osterbaum do mundo e tem atraído inúmeros visitantes que vêm até a cidade para fotografá-la. É importante ressaltar que a origem desse ritual tem origem pagã e mais adiante foi incorporada às tradições das festas religiosas. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.

 Rute, a diretora da escola, comentou comigo que estão trabalhando várias questões e aspectos sobre culturas, como também os povos que imigraram e vieram se instalar no Município, colonizando esta região. Vejo a importância de trabalhar neste tema, dentro da educação infantil, pois acredito que proporciona, além de conhecimento, uma valorização de nossa história e do patrimônio público. Ensina o quão importante é a preservação de nossas conquistas e memórias. Parabéns a todos os envolvidos!

Por Fernando Sombrio

Comentários

Olá, deixe seu comentário para CEI Divina Providência faz resgate da história e cultura sãoludgerense

Enviando Comentário Fechar :/