Câmara Técnica do DEL incentiva inovação e novas tecnologias em Braço do Norte
O Programa de Desenvolvimento Econômico de Braço do Norte (DEL-BN) conta com Câmaras Técnicas (CT) de diversos setores, entre eles o de inovação. Criada em 2023, a CT de Inovação iniciou um mapeamento do ecossistema de inovação no município ainda no ano passado, com a criação de um formulário com alguns questionamentos que foram respondidos por diversas empresas participantes.
O objetivo era ter um diagnóstico de como a inovação tem sido utilizada para o desenvolvimento da cidade.
A CT conta com técnicos voluntários do setor que se reúnem periodicamente para discutir novas ações. Um dos projetos foi a criação de uma lei a ser apreciada pelo poder Executivo para a formalização de um Conselho e do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ideia é através deste fundo, estabelecer medidas de incentivo e apoio ao ecossistema empresarial, acadêmico e social.
O projeto de lei está sendo analisado no Executivo para depois ser apreciado pelo poder Legislativo para votação.
Para o mês de setembro, a CT organiza a Jornada de Inovação em parceria com a Inovasul. A programação e datas serão anunciadas em breve.
“A inovação dentro da Câmara Técnica está sendo pensada não só como criação de novas tecnologias, mas também como incentivo a novas ferramentas, modelos, e criação de valor tem que tenha impacto no negócio e na sociedade”, explica Marcia Pereira, membro da CT de Inovação.
DEL: Planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo
Um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do crescimento econômico sustentável do município. Esse é o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, desenvolvido pela Facisc e implantado a partir de 2015, em Braço do Norte.
A ação é promovida pela Acivale em parceria com a prefeitura e com o apoio de mais 14 entidades (lei municipal 3081-A/2016). O objetivo é buscar novas políticas de desenvolvimento econômico no município a curto, médio e longo prazo, que vai ao encontro das demandas elencadas pela sociedade.
Cidade pioneira
Braço do Norte é a pioneira na implantação do DEL e tornou-se referência do modelo no Estado. Hoje o programa conta atualmente com quatro câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários distribuídos por assunto. O programa também conta com um Conselho de caráter consultivo e deliberativo formado por membros voluntários de entidades de setores distintos. São mais de 100 voluntários envolvidos.
O DEL de Braço do Norte tem como meta apresentar 50 projetos de melhorias para a cidade até 2036. Alguns já foram aprovados e implantados no município e outros continuam em planejamento para garantir o crescimento e qualidade de vida da população local.
O modelo do DEL surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em mais de 20 cidades.