Olá Visitante,

Notícias / Geral / Braço do Norte / Orleans / Laguna / Grão - Pará / Capivari de Baixo / COVID-19 / COBERTURA / Treze de Maio

Aumento de casos de covid traz alerta para a região

Grão-Pará, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Laguna, Garopaba, Orleans e Treze de Maio.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 08/06/22 07h58
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Aumento de casos de covid traz alerta para a regiãoFoto:

Sete cidades da região já estão no nível alto da matriz de alerta epidemiológico da covid-19. O novo mapa foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES): Grão-Pará, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Laguna, Garopaba, Orleans e Treze de Maio.

Tubarão ainda não integra a lista, mas, segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, a cidade também já apresenta níveis alarmantes, inclusive, com aumento nas internações.

“Está aumentando o número de casos, sim, como já vínhamos prevendo há cerca de três semanas. É um aumento que consideramos preocupante, pois começou a crescer o número de internações em Tubarão, sem pacientes intubados a princípio. Acredito que a maioria destes casos seja de pessoas que se vacinaram há mais tempo e não tomaram as doses de reforço. Por isso, é importante ressaltar a importância de estar com o esquema vacinal completo, para que, caso haja o contágio, ele seja de forma mais branda”, avalia.

Na última semana, foram registrados 201 casos novos de covid-19 em Tubarão. Destes, 82 estão ainda com a doença ativa. Até essa segunda-feira, 23 pessoas estavam internadas nos hospitais da cidade, sendo cinco tubaronenses.

“O aumento também se deve porque as pessoas acabaram se descuidando mais. Por isso, reforço a importância dos cuidados e da vacinação em dia”, completa Daisson.

Ao todo, segundo a SES, o Estado tem 78 municípios no nível alto, 116 no médio e 101 no baixo.

Cálculo da matriz de risco

Para calcular a situação da doença na região, a matriz avalia quatro critérios: incidência (taxa de contaminados por covid a cada 100 mil habitantes), incidência SRAG (taxa de incidência de pessoas com síndrome respiratória aguda grave hospitalizadas), esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos. Em cada uma, é atribuída uma nota de um a três, sendo três o pior índice. 

Fonte: Diário do Sul

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Aumento de casos de covid traz alerta para a região

Enviando Comentário Fechar :/