Olá Visitante,

Céu nublado

São Ludgero

25° 17°

Notícias / Geral / São Ludgero

São Ludgero perde Ana Mazon Kestering

Ana Mazon Kestering destinou grande parte de sua vida para servir aos mais necessitados e fez isso com muita sabedoria e alegria.

Repórter Sul é autor deste post!

Publicado por Repórter Sul em 08/03/21 12h21
0 Comentários

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Despedida

São Ludgero perde Ana Mazon KesteringFoto: Fernando Sombrio / Repórter Sul

Por Fernando Sombrio

Faleceu na noite deste domingo, 07 de março, Ana Mazon Kestering, mulher dedicada ao voluntariado em São Ludgero, principalmente com a Pastoral da Criança. Ela lutava contra um câncer.

  Tive a oportunidade de entrevista-la em 2017, ano em que foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de São Ludgero no Prêmio Empreendedor Aloísio Schlickmann, por seus trabalhos sociais.

Veja no vídeo o que diz Ana sobre ajudar as pessoas:

  Ana Mazon Kestering, natural de Orleans, nasceu em 30 de maio de 1954 é esposa de Gilsom Kestering, mãe de André Mazon Kestering, e avó de 1 neto.

    Sua vida profissional começou com a função de secretária no Sindicato dos Trabalhadores de Orleans, depois virou balconista na Loja Size Materiais para Construção e fez parte do quadro de funcionários da empresa H.Effting do Grupo Moldurarte já residindo em São Ludgero, após casar-se com Gilsom aos 33 anos de idade.

Como começou com o trabalho social

  Ana se aposentou e foi convidada por João Kestering, tio de seu marido, a coordenar os trabalhos da Pastoral da Criança em São Ludgero. As atividades na Pastoral estavam praticamente paradas, mas ela chamou a responsabilidade para si e contou com a ajuda do pároco da época, Loreni Geraldo do Nascimento, que cedeu um espaço, prédio em frente ao salão paroquial. Permaneceu dois anos no local e migrou para o prédio do Sindicato dos Trabalhadores, depois para o antigo seminário. Com a grande quantia de doações de roupas e alimentos necessitava de um espaço maior, foi então que o Padre Domingos Dorigom sugeriu que Ana levasse seu trabalho para debaixo da capela mortuária em uma estrutura mais arejada. Em 3 de outubro de 2011, Ana fixou-se no local com a missão de continuar ajudando os mais carentes.

   Nestes 16 anos, com a coordenação de Ana, uma equipe de 28 voluntários realizou muitos eventos beneficentes. Foram realizados jantares, festa de natal para as crianças, gincanas, tudo com o objetivo de arrecadar recursos para a continuação de atos sociais, arrecadação de donativos.

    Durante a semana, Ana cuidava de um trabalho tradicional da Pastoral, que é a fabricação da farinha multimistura, xarope de ervas medicinais e as pílulas de creolina. Os produtos tem um preço simbólico, apenas para quem pode contribuir e isso é feito para que novos materiais sejam comprados mantendo assim uma continuidade na produção. Alimentos não perecíveis também são arrecadados diariamente, onde gratuitamente são distribuídos para as famílias de baixa renda. Outro trabalho é a pesagem, mensal, de crianças de 0 a 6 anos, para acompanhar a evolução daqueles que apresentam sintomas de desnutrição.

      Além da Pastoral da Criança, a voluntária fez parte da Pastoral Social, organização esta que realiza trabalhos sociais para a comunidade em geral, com visitas periódicas a famílias carentes, campanhas de arrecadação de alimentos, fraldas etc.

  “As famílias de São Ludgero ajudam sem esperar nada em troca. Nada daria certo sem a colaboração de todos os membros, tanto da Pastoral Social como da Pastoral da Criança, “disse Ana na entrevista em 2017.

Ana Mazon Kestering destinou grande parte de sua vida para servir aos mais necessitados e fez isso com muita sabedoria e alegria. Teve coragem de coordenar e empreender em voluntariado com a pastoral. Sempre com fé de que tudo sempre pode melhorar e orgulho de contribuir para uma vida melhor ao seu semelhante.

Ana fará falta para São Ludgero! Descanse em paz...

 

.

Veja mais notícias

Comentários

Olá, deixe seu comentário para São Ludgero perde Ana Mazon Kestering

Enviando Comentário Fechar :/