Publicidade

Tempo volta a ficar instável ao longo desta sexta-feira



Tempo volta a ficar instável ao longo desta sexta-feira
Foto: Divulgação

O tempo já começou a mudar em parte de Santa Catarina e aos pouco ele vai ficando instável em todo estado. Isso ocorre por dois motivos, um deles é uma frente fria que está avançando do Rio Grande do Sul e o outro é um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Uruguai que acaba mandando nuvens de chuva aqui pro nosso estado.

A imagem de satélite deste início de sexta-feira já mostra algumas nuvens mais coloridas, associadas a tempo instável, em  parte do Sul do Brasil:

mapserv (24)

Essa condição faz com que a sexta-feira até comece com o sol aparecendo, mas a nebulosidade vai aumentando gradativamente ao longo do dia. Há previsão de chuva no período da manhã, apenas em poucas cidades do Oeste, isso porque a chuva deve ocorrer de forma mais generalizada pelo estado entre a tarde e a noite de hoje.

Atenção pois há chance de temporais com rajadas de vento, trovoadas e granizo, muito por conta do calor que deve fazer na tarde de hoje. Previsão de temperaturas mais altas, principalmente nas áreas próximas ao Litoral. Temperaturas mais amenas entre o Oeste e os Planaltos, onde as nuvens predominam primeiro. 

Sem título

FIM DE SEMANA COM TEMPO INSTÁVEL

A frente fria deverá ficar no oceano entre nós e o PR. Além disso, a pressão do ar seguirá baixa entre o Norte da Argentina e o Sul do Paraguai formando nuvens de chuva. Desta forma, nos dois dias teremos predomínio de nuvens que até irão permitir algumas aberturas de sol, mas intercalando com novos momentos de chuva. Um ar frio, que sempre vem atrás da frente fria, estará no mar influenciando as temperaturas. Durante as tardes elas estarão bem amenas não passando muito dos 19 a 21°C boa parte das cidades. No Oeste, elas sobem um pouco mais. 

Postado por:

Bianca Souza – Técnica em Meteorologia

Leandro Puchalski – Meteorologista