Publicidade

São Ludgero: Secretaria de Agricultura auxiliar proprietários de terrenos rurais na emissão do CCIR 2015/2016



São Ludgero: Secretaria de Agricultura auxiliar proprietários de terrenos rurais na emissão do CCIR 2015/2016
Foto: Bertoldo Kirchner Weber/Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero

Desde o dia 19 de dezembro o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), disponibilizou a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) anos 2015/2016. Em São Ludgero, os proprietários rurais que ainda não expediram o documento pela internet para pagamento podem contar com o auxílio da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo.

   O atendimento gratuito é feito pela funcionária Denise do Nascimento Santos de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas. O CCIR é indispensável para legalizar em cartório alterações no registro da área ou para solicitar financiamento bancário entre outros. 

    As pessoas, também, podem emitir via internet acessando o portal Cadastro Rural (www.cadastrorural.gov.br), no menu “Serviços”. O usuário deve clicar no banner “CCIR 2015/5016” e informar os dados de identificação para expedir o documento. Junto com o documento será emitido uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento em uma das agências do Banco do Brasil.

    Quem não emitiu o documento e efetuou o pagamento até 14 de janeiro, ao emitir a guia estará acrescida dos valores de multa e juros calculados pelo sistema com o alerta para nova data de pagamento. “A sugestão para os proprietários rurais que ainda não efetuaram o pagamento é para que o façam o quanto antes”, alerta Denise que também é responsável por incluir ou alterar o CCIR com ser autorizada do Incra (UMC Responsável) e a secretaria ser uma Unidade Conveniada. 

     O novo certificado substitui o documento relativo aos exercícios de 2010 a 2014.

     A Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo está localizada na rua Padre Auling, mesmo prédio da Secretaria da Saúde e Promoção Social, no 1º andar onde funcionava a Câmara Municipal de Vereadores. O fone para contato é o 3657 1791.