Publicidade

O que é dislexia e como tratar? Entenda.



O que é dislexia e como tratar? Entenda.
Foto: Divulgação

Dificuldades de ler, soletrar ou até mesmo identificar as palavras mais simples. Muito mais do que preguiça, falta de atenção ou má alfabetização, pessoas com esses sintomas podem ter dislexia.

Apesar da assustadora impressão do termo, dislexia não é uma doença. Ela é um distúrbio genético e neurobiológico de funcionamento do cérebro para todo processamento linguístico relacionado à leitura. O que ocorre são falhas nas conexões cerebrais. Assim, a pessoa disléxica tem dificuldade para associar o símbolo gráfico e as letras ao som que elas representam e não consegue organizá-los mentalmente numa sequência coerente. Por exemplo, a palavra “genético” pode ser vista e entendida por um disléxico como “gentetcio”.

“Os mesmos sintomas da dislexia podem aparecer para vários outros quadros, como hiperatividade ou lesões cerebrais. Assim, um diagnóstico preciso deve ser feito por uma equipe multidisciplinar. O distúrbio pode ser tratado com exercícios de assimilação de fonemas, desenvolvimento de vocabulário com o acompanhamento de um psicopedagogo.

Estudos sugerem que, se tratada ainda cedo na vida escolar, uma criança pode corrigir as falhas nas conexões cerebrais a ponto de elas quase desaparecerem.

Ter dislexia não é o fim do mundo, o disléxico não é deficiente. Fique tranquilo! Ele pode ser uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler. Geralmente, o disléxico possui um QI normal ou até mesmo acima do normal.

Dislexia não tem nadaa ver com burrice!

Confira alguns “gênios” que tiveram características dislexias:

Albert Einstein

Quem foi: O maior físico do século 20, pai da teoria da relatividade

Efeitos da dislexia: Começou a falar tarde, tinha raciocínio lento e baixo rendimento escolar. Só foi alfabetizado aos 9 anos

Leonardo da Vinci

Quem foi: Um dos pintores mais famosos do mundo, autor da Mona Lisa

Efeitos da dislexia: Manuscritos acusam o distúrbio. Ele escrevia de trás para frente – traço característico de disléxicos canhotos

Thomas Edison

Quem foi: Cientista do século 19, inventou a lâmpada incandescente

Efeitos da dislexia: Era tido como mentalmente atrasado pelos professores. Sua mãe passou a educá-lo sozinha

Agatha Christie

Quem foi: A mais famosa escritora policial de todos os tempos, autora de mais de 80 livros

Efeitos da dislexia: Agatha não escrevia seus livros diretamente. Ela ditava as histórias para uma secretária ou usava um gravador.

Procure um profissional psicopedagogo!

Nós indicamos Nina Rosa, Consultório Psicopedagógico.

Nina Rosa atende crianças, jovens e adultos em consultório particular na Rua João Wessler n° 206 – Galeria Heimer – Sala 103, centro de São Ludgero. (Em cima da loja LCL)

Fone: 9956-8708