Publicidade

Governo de SC assina acordo com província argentina para Operação Veraneio



Governo de SC assina acordo com província argentina para Operação Veraneio
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) assinou nesta quarta-feira (4) em Florianópolis um convênio com o governo da Província de Misiones, na Argentina, para a próxima Operação Veraneio. A ideia é que policiais daquele país venham para o estado para ajudar na área de inteligência em casos que envolvam turistas argentinos.

Segundo o governo do estado, a edição 2017/2018 da operação deve ser lançada em 15 de dezembro. “Devemos receber cerca de 1,5 milhão de argentinos nessa temporada de verão. No ano passado foram 650 mil, um crescimento muito significativo", afirmou Colombo.

A princípio, dois policiais argentinos virão a Santa Catarina. Um deles ficará na capital e outro, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. "Para nós, é muito importante colocar os nossos policiais aqui para ajudar a polícia catarinense, que faz um esforço muito grande, e nos sentimos no dever e na responsabilidade de colaborar com eles para que todos tenham um verão feliz e que voltem tranquilos para casa”, disse o governador de Misiones, Hugo Passalacqua.

Acordo de cooperação

Além do convênio para a Operação Veraneio, os dois governadores também renovaram o acordo de cooperação entre o estado e a província. O objetivo é promover uma maior aproximação econômica social entre as populações vizinhas da faixa de fronteira.

De acordo com o governo catarinense, o acordo vale pelos próximos cinco anos e promoverá ações nas áreas de: saúde, educação, infraestrutura e logística, desenvolvimento social, trabalho e habitação, desenvolvimento econômico sustentável e ecologia, agricultura, pecuária e pesca, vigilância sanitária, turismo, cultura e esporte, controle e segurança e assuntos de fronteira.

G1/SC