Publicidade

Com nota B, São Ludgero alcança a maior média da Amurel na avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado



Com nota B, São Ludgero alcança a maior média da Amurel na avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado
Foto: Claodenor Fabiano Joaquim / Foto e Loja São Jorge

   O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de São Ludgero na avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é B e a média é a maior alcançada entre os municípios que formam a Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). O cálculo matemático é feito com base em sete índices setoriais.

    A avaliação do Tribunal de Contas do Estado serve para saber se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva. Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Ambiental, Proteção dos Cidadãos e Tecnologia da Informação são avaliados. Também é observada se está sendo aplicado o percentual de 25% na Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento Humano, Gasto Anual na Saúde e Índice de Vulnerabilidade Social.

    Já a classificação dos Municípios é feita da seguinte forma: Porte Muito Pequeno, Porte Pequeno, Porte Médio e Porte Grande. São Ludgero se enquadra no município de Porte Pequeno que está entre 5 mil e 20 mil habitantes.

   Ao comentar a média recebida o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, diz que a informação específica de cada pasta será levada aos secretários. “A avaliação nos dá um parâmetro, aponta que setor é preciso melhorar, bem como que no geral estamos seguindo pelo caminho correto”, enfatiza.

   Para o prefeito Volnei Weber a avaliação é boa, mas é preciso seguir melhorando. “Compartilhamos esta boa notícia com todos os colaboradores e a população em geral, mas a avaliação aponta que é possível avançarmos ainda mais em nossa média. Não se trata uma busca por média, mas uma melhora na gestão pública de forma geral e para isso que estamos trabalhando tanto”, pontuou.   

     Além de São Ludgero, na abrangência da Amurel, os municípios de Rio Fortuna e Treze de Maio também conquistaram a Média B. Os demais, todos foram avaliados com Média C+.

São Ludgero recebeu as seguintes notas:

Média Geral: B (0.64)

Educação: B (0.69)

Saúde: B (0.74)

Planejamento: C (0.46)

Gestão Fiscal: B+ (0.76)

Ambiental: C+ (0.56)

Proteção dos Cidadãos: C+ (0.53)

 Tecnologia da Informação: C+ (0.44)

As avaliações:

A: Altamente Efetiva

B+: Muito Efetiva

B: Efetiva

C+: Em fase de adequação

C: Baixo nível de adequação

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero


Fundam
2ª edição do Fundam é apresentada aos prefeitos e lideranças do Sul

Raimundo Colombo apresentou nesta terça-feira, em Tubarão, a 2ª edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), uma iniciativa do Governo...

Mais nenhuma pendência
Barragem da PCH Capivari será inundada na próxima semana

Mais um grandioso dia para a história da Cerbranorte se aproxima. Na semana que vem, será realizado o alagamento da...

Nove estudantes
Siderópolis: Realizada a 1ª sessão do Projeto Vereador Mirim

A primeira sessão do Projeto Vereador Mirim movimentou a Câmara de Vereadores de Siderópolis no início desta semana. Com plenário...