Publicidade

Braço do Norte: Melhorias são solicitadas por vereadores através de Indicação



Braço do Norte: Melhorias são solicitadas por vereadores através de Indicação
Foto: Divulgação

Durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, realizada na noite desta segunda-feira, dia 2, 18 solicitações, feitas por meio de Indicação, foram feitas pelos vereadores ao Executivo Municipal.

O vereador Jacinto Orben Perin (PSD) pediu ao Poder Executivo que solicite, junto à empresa Pedra Branca, a reparação na pavimentação da Rua Francisco de Oliveira Souza, no bairro Lado da União. Conforme Perin, a pavimentação, que foi retirada da via pública para que fosse possível a conexão dos tubos de drenagem das obras de pavimentação da Rua Vilibaldo Gesser, ainda não foi reposta. O vereador solicitou ainda que a Prefeitura estude a possibilidade de pavimentar a Rua Tancredo Westphal, também no Bairro Lado da União, em parceria com a comunidade.

 A vereadora Arlete Ramos (PP) solicitou a implantação de um aplicativo para os taxistas, semelhante ao que a Uber utiliza no Brasil. O objetivo, segundo a edil, é facilitar a relação de consumo entre os taxistas e os usuários. A construção de um Monumento Bíblico na Praça Coronel Colaço também foi solicitada pela vereadora, que destacou que a Bíblia Sagrada é um símbolo forte e muito presente na vida dos Cristãos.

Israel de Souza Machado (PMDB) solicitou, através de indicação, que o Poder Executivo estude a possibilidade de estender a pavimentação asfáltica da Rua São Basílio, da esquina da Rua Lírio Fornazza, que também teve pavimentação solicitada pelo edil,  até o frigorífico Eing, aproximadamente 150 metros de extensão. A pavimentação da Rua de acesso ao bairro Cohab Nega Virgínia também foi solicitada. Segundo Israel, o local é íngreme, o que causa transtorna para os moradores em dias de chuva. Um estudo para a abertura de um segundo acesso também foi pedido.  

Outra solicitação do vereador foi a sinalização com placas das rodovias rurais. Conforme Israel, o pedido já foi feito por ele no início do ano, visto que, além de ser um anseio antigo dos moradores, as comunidades, em sua maioria, possuem empresas e comércios, gerando um grande fluxo de veículos. Outra solicitação do vereador foi a drenagem pluvial da Rua Antônio Alves da Rosa, no bairro Floresta. A limpeza de duas valas nos fundos da creche do bairro São Januário, a instalação de um computador na biblioteca municipal e a recuperação de um pontilhão de madeira na comunidade de Rio Santo Antônio também foram solicitadas pelo representante do PMDB.

Rafael Marcelino Borgert (PSD) solicitou a implantação de iluminação pública na Rodovia Municipal Monsenhor Gregório Locks, entre as comunidades de Baixo Pinheiral e Pinheiral.

A presidente do Legislativo, vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP) solicitou a pavimentação da Rua Rômulo Sandrini, no centro da cidade. De acordo com a vereadora, no local estão instalados inúmeros empreendimentos, o que faz com que o fluxo de pedestres e veículos seja significativo. Ainda conforme Maria, já existe um projeto e os moradores aceitam fazer uma parceria para executar a obra.

O vereador Roberto Loch Roling (PMDB) pediu que a Prefeitura Municipal implante uma faixa de pedestres em frente ao Bar Cazuza (apenas referência), na Rua João Effting, no bairro São Basílio, e outra na Rua São Basílio, próxima ao mercado Colonial (apenas referência). O edil solicitou ainda que o Poder Executivo elabore um projeto de pavimentação para a Rua Monsenhor Gregório Locks, no bairro São Francisco de Assis.

Já a vereadora Carmelina da Silva Rossi (PMDB) solicitou a implantação de uma lombada na Rua Bernardo Heidemann, próximo ao ginásio de esportes, no bairro Nossa Senhora de Fátima, pois o local conta com um elevado tráfego e acidentes tem ocorrido por conta disso. A drenagem do córrego Santa Augusta, em toda a sua extensão, também foi solicitada pela vereadora.

Na tribuna livre

Durante a 26ª Sessão Ordinária do Legislativo, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Ricardo Medeiros, usou a tribuna livre e explanou sobre os principais trabalhos do Governo do estado no município.

Colaboração: Elizangela De Bona Laurindo